Consultas odontológicas nas escolas

São Gonçalo cria programa de saúde bucal que vai atender os 11 mil alunos da rede municipal de ensino

Por O Dia

Rio - A Secretaria de Saúde de São Gonçalo acaba de dar o pontapé inicial em um projeto ambicioso de saúde bucal. É o Programa Saúde na Escola (PSE), que vai levar atendimento odontológico a todos os colégios da rede municipal de ensino. Para tanto, terá o auxílio do 'odontomóvel', um veículo devidamente equipado para a realização de consultas. No total, 11 mil alunos vão receber atendimento e também participarão de palestras.

Casos complexos são encaminhados para Unidades Básicas de SaúdeDivulgação

O objetivo é levar ensinamentos básicos para manter a higiene bucal das crianças e adolescentes. O trabalho dos dentistas do 'odontomóvel' também visa ensinar técnicas de escovação, além de realizar a aplicação de flúor. Caso haja necessidade de tratamento continuado ou de maior complexidade, os estudantes são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde.

Segundo o subsecretário de Odontologia, Fernando Fadel, o PSE é um trabalho preventivo que pretende evitar as diversas doenças bucais e possíveis perdas precoces de dentes. Ele alerta ainda que, além das ações do projeto, os pais e responsáveis também devem ficar atentos à saúde dos filhos.

"O acompanhamento dos pais é importante para a saúde bucal da criança. É necessário controlar a escovação de seus filhos e levá-los regularmente ao dentista. Dessa maneira, é possível realizar um trabalho preventivo e evitar a perda precoce de dentes por problemas de cárie e doenças gengivais", destaca Fadel.

Últimas de Rio De Janeiro