Cidades preparam programação para celebrar Dia Nacional da Consciência Negra

Comemoração terá apresentações de danças típicas, teatro, shows, exposições, debates, palestras e gastronomia

Por O Dia

Rio - O Dia Nacional da Consciência Negra 20 de novembro vai ser comemorado em grande estilo em diversas cidades do Estado do Rio. Para celebrar a data estão previstas uma série de atividades, com apresentações de danças típicas, teatro, shows, exposições, debates, palestras e gastronomia.

Em Niterói, por exemplo, na Praça Leoni Ramos, na Cantareira, haverá a nona edição do 'Viva Zumbi' a partir das 10h. Serão doze horas de atividades, com feira de artesanato, apresentações de jongo, capoeira, hip hop, samba, exposição fotográfica e feijoada, além de shows de Áurea Martins e Dudu Nobre.

Já a cidade de Volta Redonda realiza a Semana do Povo Preto, que começou em 15 de novembro e vai até o dia 20, no Memorial Zumbi. O evento conta com apresentações de arte, música, dança, além de palestras, gastronomia e debates. Entre as atrações, o grupos Jongo Di Volta, Jongo de Pinheiral e Jongo de Arrozal, além de Áurea Martins e o 2º Festival de Curimba do Sul Fluminense.

Dia Nacional da Consciência Negra vai ser comemorado em grande estilo em diversas cidades do estado Divulgação

Em Quissamã, as comemorações vão ter início no dia 19. No Quilombo Sítio Santa Luzia, em Machadinha, acontecerá o I Torneio de Futebol Quilombola e também está prevista feijoada com música ao vivo e oficina e desfile de beleza afro. À noite, a programação vai contar com os grupos Banda de Lata e Sou Filho da África, além de apresentação de jongo com o Tambores de Machadinha, entre outras.

No dia 20, no Memorial da Fazenda Machadinha, apresentação do Sarau das Pretas, com contos e lendas africanos, e do musical 'Abalô de Abadô'. Haverá ainda oficinas de turbantes, tranças e maquiagem, além de palestra e exibição de curtas-metragens. "Convidamos a população de Quissamã para prestigiar as apresentações da Consciência Negra em nossa comunidade quilombola e refletir sobre questões pertinentes às nossas raízes africanas na atualidade", conclama Oscar Luiz Chagas, coordenador de Cultura e Lazer.

Na Costa Verde, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, em Rio Claro, também vai celebrar o Dia da Consciência Negra. Será no sábado, 18 de novembro, com o Baile Afromarcossense, uma grande roda de samba que está prevista para começar às 18h. Já em Paraty, entre os dias 17 e 19, acontecerá o XIX Encontro da Cultura Negra, reunindo diversas atrações. Entre elas, os grupos Tambor de Crioula, Soul Batuque e Royal Reggae Band, além de apresentações de capoeira, de jongueiros e roda de samba com feijoada.

Região dos Lagos

Em Cabo Frio está programada um série de atividades. A Casa de Cultura José de Dome (Charitas), no Centro, vai receber, dia 17, palestra com advogada Margareth Ferreira, que vai abordar questões sobre gênero, violência, educação e racismo. Já no dia 23, apresentação do filme 'A Batalha do Passinho', longa que retrata a cultura da periferia através do funk. Na Biblioteca Municipal, também dia 23, o evento 'Debate & Vídeo', com a exibição do longa 'Fences Um Limite Entre Nós'.

Muitas cidades terão roda de capoeiraDivulgação

Em São Pedro da Aldeia, a programação vai ser realizada em dois dias. Em 17 de novembro, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, apresentações de números de dança e desfile de beleza. Já na Casa dos Azulejos, haverá a abertura da exposição 'UBUNTU Nossas Raízes Negras'. No dia 25, a Casa do Artesão vai promover a quinta edição do Sábado com Arte, com danças tradicionais, apresentações de hip hop e capoeira, além de oficina de bonecas Abayomis, entre outras atividades.

História e temas contemporâneos

?Na sede de Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a programação contará com uma série de atividades. Evento acontecerá no domingo, dia 19, a partir das 10h. Haverá apresentações de capoeira, jongo, samba de roda e puxada de rede, além de espetáculo teatral sobre Zumbi dos Palmares.

Em Petrópolis, entre os dias 17 e 20 de novembro, está programada a quinta edição da Festa da Cultura Afro Brasileira, no Palácio de Cristal, com o tema a 'Apropriação e Empoderamento da População Negra. Haverá apresentações de dança, teatro, música e oficinas, além de barracas com comidas típicas e exposições de fotografias e máscaras e esculturas africanas.

"Vamos fazer algo focado nos temas atuais, na cultura contemporânea, falar do que está em voga, com programação extensa", adianta Edna Queiroga, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).

 


Últimas de Rio De Janeiro