Brasil tem “Black Friday” para os aficionados por games

Com projeção de vendas de R$ 90 milhões, Brasil Game Day trará descontos em consoles, jogos e acessórios na próxima sexta

Por O Dia

São Paulo - Mesmo com uma receita estimada de US$ 1,34 bilhão para 2014 — segundo dados da consultoria Newzoo —, o mercado brasileiro de games ainda está longe de ocupar uma fatia mais expressiva nas vendas globais do segmento, cujas previsões para esse ano são de um total de US$ 81,5 bilhões. Nos últimos anos, porém, uma série de iniciativas em diversos elos da cadeia vem contribuindo para que o setor supere pouco a pouco seus desafios de crescimento. Nesta semana, o varejo online reforça essa movimentação com a segunda edição do Brasil Game Day, espécie de Black Friday dos games. Marcada para a sexta-feira, dia 12 de setembro, a ação terá duração de 24 horas e trará descontos em categorias como consoles, jogos, acessórios e mesmo para produtos relacionados aos games, como home theaters e cadeiras mais confortáveis para os aficionados.

“Nossa expectativa é movimentar R$ 90 milhões em vendas, ante R$ 75 milhões em 2013”, diz Patrícia Soderi, diretora de novos negócios do Busca Descontos, portal que reúne descontos do comércio eletrônico e que é responsável pela data promocional. Em 2010, o site também introduziu no Brasil as ações da Black Friday. Além da da pirataria, uma das dores de cabeça do setor no país, a ação, diz a executiva, vai ao encontro de outra barreira diretamente ligada a essa questão: os altos impostos que incidem sobre os produtos dessa indústria no mercado local. “É uma velha discussão do setor com o governo. O fato é que há muitos consumidores e todo um mercado que não está sendo atendido plenamente, por conta do preço”, observa.

Para oferecer descontos atrativos, a escolha do Busca Descontos foi reduzir o número de lojas participantes em relação ao número de 18 varejistas da edição de 2013. A estratégia foi concentrar a ação em parte dos grandes e-commerces do país. “Essa categoria está ganhando mais destaque e começa a ser desenvolvida nas principais lojas virtuais do país. Ao mesmo tempo, são essas grandes varejistas que têm mais margem para trabalhar e podem garantir um preço mais acessível”, explica. Nesse ano, o Brasil Game Day contará com a participação de Casas Bahia, MercadoLivre.com, Saraiva.com, Magazine Luiza, Walmart.com, Ponto Frio, Extra.com e E-Fácil.

“Os games estão entre as nossas 10 maiores categorias de vendas. Os jogos do PlayStation, por exemplo, são o 13º produto mais vendido em toda a história da empresa”, diz Leandro Soares, diretor de marketplace do MercadoLivre. No primeiro semestre, as vendas da categoria no MercadoLivre cresceram 19% na comparação com igual intervalo de 2013. Na ação, o portal vai oferecer descontos, em média, de 30%, chegando até 60% em alguns itens. A oferta incluirá consoles, jogos, acessórios e produtos de informática como placas e monitores de computadores, com benefícios como frete grátis e parcelamentos de até 12 vezes sem juros.

Para o executivo, após um hiato de quase cinco anos sem novidades, o lançamento dos novos consoles da Sony e da Microsoft — PlayStation 4 e Xbox One, respectivamente —, gerou um reaquecimento nas vendas dessa vertente e, por consequência, de jogos e acessórios. Um dos reflexos dessa tendência no mercado brasileiro, diz ele, foi observado em uma promoção realizada pelo MercadoLivre no início do mês. Batizada de Queima Total, a iniciativa envolveu — além dos games — categorias como celulares, eletrônicos, moda e saúde e beleza. Durante os oito dias da promoção, o MercadoLivre vendeu 1.250 unidades do PlayStation 4, que foi comercializado por R$ 1,3 mil, ante um preço sugerido de R$ 3.999.

De olho no potencial desse segmento, o Walmart.com informou por meio de sua assessoria de imprensa que vai oferecer descontos de até 60% no Brasil Game Day em consoles, jogos e acessórios, além de trazer benefícios como frete grátis. A varejista não revelou a expectativa de vendas com a ação.

Contatadas, Magazine Luiza e Saraiva.com não encontraram executivos disponíveis para comentar suas estratégias para a data.

Últimas de _legado_Notícia