Roteiro ao ar livre mostra o lado 'A' do verão carioca

Estação reserva inúmera atrações para se divertir nos dias e noites mais quentes da cidade

Por O Dia

Além das belas praias e da sensação térmica nas alturas, o verão carioca também reserva inúmeras atrações ao ar livre na estação mais quente do ano. Uma boa pedida para desfrutar após a praia é o Projeto Verão no Pátio, promovido pelo Oi Futuro. Com ele, a área externa do centro cultural no Flamengo é transformada em cinema com cadeiras de praia no lugar de poltronas, projeção e som de qualidade e venda de cerveja para refrescar. Em sua primeira edição dedicada ao cultuado diretor americano David Lynch, o projeto apresenta quatro filmes clássicos de Lynch, para ver ou rever, sempre as quartas-feiras, às 20h. Entre os títulos estão “O Homem Elefante”, “Veludo Azul”, “Coração Selvagem” e “Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer”.

Para aproveitar as quentes de noites de verão a dica é o projeto MPB Eletrônica, promovido pelo CCBB. A partir do dia 24, o centro cultural recebe a primeira edição do evento, que vai reunir os mais importantes nomes da música eletrônica do país aos sábados, dias 24 e 31 de janeiro e em 7 de fevereiro, no estacionamento do CCBB. O projeto apresenta 10 atrações: os DJs cariocas Chico Dub, Marcelinho da Lua, Omulu, Nepal e Michell, o baiano Lucas Santtana, que também assina a curadoria do projeto, a banda BNegão e Os Seletores de Frequência, os DJs paulistas Curumim e Mauricio Fleury e o DJ paraibano Chico Correa.

Ensaios abertos da Orquestra Voadora%2C no jardim do Aterro do FlamengoPH de Noronha

Com diferentes instrumentistas, cantores, compositores e DJs brasileiros que produzem diversos gêneros musicais, o MPB Eletrônica tem como objetivo mostrar a influência da música eletrônica em seus trabalhos. “Para essa primeira edição do festival convidei artistas da moderna música brasileira que admiro e que trazem nos seus trabalhos uma maneira própria de absorver elementos da música eletrônica”, explica o curador Lucas Santtana.

Outra atração musical interessante é o projeto Verão Rio 2015, que acontece todos os sábados de janeiro, às 19h, na orla da Praia de Ipanema, na altura do posto 10. Amanhã, o show fica por conta de Marcelo Jeneci, apresentando seu segundo álbum solo “De graça”. No dia 24, é a vez da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju, seguida, no dia seguinte, pela banda pernambucana Mombojó. O encerramento do evento acontece dia 31, com a apresentação da cantora paulistana Ana Cañas.

Após dar uma pausa nas apresentações, o badalado Samba do Ouvidor volta amanhã, a partir das 17h, na esquina entre a Rua do Mercado e Rua do Ouvidor, no centro da cidade. Parte do calendário cultural do Rio há sete anos, a roda de samba, que acontece uma vez por mês, reúne cerca de 2 mil pessoas em cada edição e faz os paralelepípedos da histórica rua tremerem ao som das canções de antigos autores como Candeia e Cartola, mas também abre espaço para pagodes de novas gerações.

Embalando os domingos que antecedem o Carnaval, os ensaios abertos da Orquestra Voadora fazem parte da lista de atrações tradicionais do verão carioca há quatro anos. Os ensaios, que acontecem no Jardim do Aterro do Flamengo, localizado atrás do Museu de Arte Moderna do Rio, das 17h às 20h30, mostram uma prévia do que vai acontecer no grande desfile de terça de Carnaval.

Para os pequenos, a dica é embarcar nas oficinas oferecidas nos belos jardins do Instituto Moreira Salles. As atividades tem como propósito aproximar os participantes do universo dos jardins projetados por Roberto Burle Marx na casa que hoje sedia o instituto. As propostas envolvem múltiplas vivências exploratórias dos fazeres e saberes da natureza, incluindo práticas sustentáveis como a criação de “bombas de sementes” e hortas verticais montadas em garrafas pet. As próximas edições acontecem dias 17, 21, 23 de janeiro, às 15h.  Mariana Pitasse (mariana.pitasse@brasileconomico.com.br)

ONDE CONFERIR

“ MPB Eletrônica” no Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio
Dias 24 e 31/01 e dia 7/02, a partir das 21h. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio.

“Projeto Verão no Pátio – Edição David Lynch” no Oi Futuro Flamengo
Dias 21 e 28/01 e 4/02, a partir das 20h.
Rua Dois de Dezembro , 63, no Flamengo, no Rio.

“Verão Rio 2015” em Ipanema
Dias 18, 24, 25 e 31 /01, a partir das 19h.
Orla da Praia de Ipanema, na altura do posto 10, em Ipanema, Rio.

“Samba do Ouvidor” na Rua do Ouvidor
Dias 17 e 31/01 e 7 e 28/02, a partir das 17h.
Esquina entre a Rua do Mercado e Rua do Ouvidor, no centro, Rio.

“Ensaio aberto da Orquestra Voadora” no Aterro do Flamengo
Todos os domingos de janeiro e fevereiro que antecedem o Carnaval , a partir das 17h.
Jardins do Aterro, atrás do MAM Rio. Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio.

“Oficinas Jardim e Acervo” no Instituto Moreira Salles
Dias 17, 21, 23/01, às 15h.
Rua Marquês de São Vicente, 476, na Gávea, Rio.

Academia anuncia os indicados ao Oscar 2015

“O Sal da Terra”, dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, sobre o trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, está na disputa pelo Oscar de melhor documentário, segundo anúncio divulgado ontem pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Membros.

Liderando a disputa com nove indicações, as comédias “Birdman”, do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu, e “The Grand Budapest Hotel”, do americano Wes Anderson. Ambos estão em competição para melhor filme do ano, ao lado de “Sniper”, “Boyhood”, “The Imitation Game”, “Selma”, “The Theory of Everything” e “Whiplash”.

González Iñárritu e Anderson também competem na categoria melhor diretor com Richard Linklater por “Boyhood”, Bennett Miller, de “Foxcatcher”, e Morten Tyldum,com “The Theory of Everything”.

Entre os destaques na competição para melhor filme estrangeiro está a beleza fria do polonês “Ida”, além do argentino “Relatos Selvagens”, de Damián Szifrón. “Leviatã”, de Andrey Zvyagintsev, “Tangerines”, de Zaza Urushadze, e “Timbuktu”, de Abderrahmane Sissako.

Concorrem ao prêmio de melhor atriz Marion Cotillard pela interpretação em “Two Days, One Night”, Felicity Jones, por “The Theory of Everything”, Julianne Moore, por “Still Alice”, Rosamund Pike, por “Lost” e Reese Witherspoon, por “Wild Alma”. A cerimônia da 87º edição do Oscar acontece em 22/2 em Los Angeles, encerrando a temporada de premiações. Com agências

MECAFestival abre amanhã em três cidades diferentes

A quinta edição do MECAFestival tem início amanhã. Apresentando quatro atrações internacionais, o evento acontece nos dias 17, 18 e 24 de janeiro, em três locais diferentes: no Hotel Fazenda Pontal, em Maquiné, próximo a cidade de Porto Alegre; na Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro; e no Hangar 001 do Campo de Marte, em São Paulo.

O festival traz, pela primeira vez ao Brasil, a rainha do synthpop inglês La Roux, a dupla fenômeno da internet e queridinha dos blogs de música no mundo inteiro AlunaGeorge, a banda Years&Years, formada por um jovem trio britânico e considerada a mais nova aposta da cena indie e, para encerrar o evento, a banda Citizens!, que retorna ao Brasil após apresentação memorável na edição de 2013 do festival em Maquiné, mas tocará pela primeira vez nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O festival ainda apresenta experiências artísticas e gastronômicas nacionais em sua programação. Os ingressos já estão à venda pelo site: www.blueticket.com.br.

NOTAS

Cartunista do Charlie Hebdo em mostra no Rio

Quadrinhos do cartunista George Wolinski, um dos mortos no atentado ao jornal Charlie Hebdo, publicados no Brasil podem ser vistos em exposição na Biblioteca Nacional, no Rio. São desenhos cedidos para a revista Grillo, que circulou no país de 1971 a 1973.

MNBA exibe doações da Receita Federal

Desde o início da semana, o Museu Nacional de Belas Artes exibe a mostra “Apreensões e Objetos do Desejo”, com 20 obras apreendidas pela Receita Federal e doadas à instituição em abril de 2013. Entre os artistas expostos estão Sérgio Camargo e Osgêmeos.

Cidade Matarazzo recebe festival de rock

A Cidade Matarazzo, antigo prédio do Hospital Matarazzo, abre suas portas no dia 25/01 para receber o evento “Rock na Cidade”. O festival conta com shows de 40 bandas, além da “Alameda Gastronômica”, de food trucks, e feira de adoção de animais.

Últimas de _legado_Notícia