Por diana.dantas
Nada mais apropriado para um evento de tecnologia, como a Campus Party Brasil, que começa hoje e vai até 8 de fevereiro, do que se inspirar na obra “Da Terra à Lua”, de Júlio Verne (1828-1905), que completa 150 anos em 2015 - no livro, o escritor francês fez importantes previsões sobre o futuro científico da humanidade um século antes de acontecerem.
“Há um desdobramento tanto cenográfico quanto de conteúdo em cima do tema ‘espaço’. Vão ser dez palcos com apresentações simultâneas, como o Terra, que é o principal, e o Lua, sobre empreendedorismo. São 8 mil campuseiros inscritos, que vão acampar durante os cinco dias,” conta Tássia Skolaude, diretora de marketing do evento.
Publicidade
Serão mais de 600 horas de atividades, incluindo palestras, workshops e oficinas. Entre as atrações principais, realizadas no palco Terra, Chris Anderson (4 de fevereiro, às 20h), ex-editor da revista Wired e, atualmente, CEO da 3D Robotics, empresa líder em veículos aéreos não tripulados. “A gente acredita que o Chris é a cara da Campus Party, porque contribui muito para o mercado digital. Ele tem o espírito do empreendedor com a empresa de robôs e de drones”, explica Tássia.
O destaque entre as mulheres é Camille François (4 de fevereiro, 15h45), pesquisadora de Internet e Sociedade do Berkman Center. “Ela é uma especialista americana em cyberguerra, um assunto que a gente cada vez mais vê no nosso dia a dia, como invasão ou privacidade na rede.”
Publicidade
Quem não conseguiu se inscrever como campuseiro, no entanto, têm a chance de assistir às palestras que vão ser transmitidas via streaming, pelo site http://campuse.ro. Aqueles que preferirem ter a experiência ao vivo poderão visitar o evento, que será realizado no São Paulo Expo (Imigrantes), e participar do Open Campus, uma área gratuita, que tem a expectativa de receber cerca de 100 mil pessoas a partir de amanhã.
“A ideia é que todos possam degustar da Campus Party, mesmo não não podendo estar aqui o tempo inteiro. Vamos ter atividades exclusivas no Open Campus, voltada para todas as idades, com conteúdo de qualidade”, garante a diretora de marketing.
Publicidade
Empreendedorismo
No palco Lua, a Campus Party abre espaço também para o empreendedorismo. No programa Startup 360 haverá um estande em que 200 empresas vão se revezar para expor os seus projetos. Nos primeiros dias, as que estão em estágio mais avançado vão se disponibilizar para os visitantes, enquanto que as iniciantes estarão em formação. Depois, haverá uma troca, e as startups mais avançadas seguem para a formação e contato com investidores, ao mesmo tempo em que as principiantes mostram ao público as suas ideias.
Publicidade
Segundo Tássia, o objetivo da Campus Party ao criar esse espaço era deixar um legado, por isso foi desenvolvido um modelo de negócio único no Brasil para as startups. “A gente não pode dizer que a empresa vai sair daqui com um investimento garantido, mas, no evento, ela vai ter a oportunidade de contatos, pois são 80 investidores confirmados. Ainda temos 8 mil campuseiros à disposição, que são talentos, e podem se tornar parceiros. Além disso, a Campus é um grande evento com uma super exposição na mídia, o que torna as startups mais conhecidas.”
Serviço
Campus Party Brasil 2015
De 3 a 8 de fevereiro
Open Campus
De 4 a 8 de fevereiro
De 10h às 21h
Publicidade
São Paulo Expo (Imigrantes)
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Água Funda
São Paulo - SP
Site: www.campus-party.org/brasil
Streaming: http://campuse.ro