Vinícola Aurora emplaca dois rótulos na lista de melhores vinhos do mundo

Aurora Moscatel e Aurora Reserva Merlot 2011 ocupam o 56º e o 65º lugares, respectivamente, na relação geral da WAWWJ

Por O Dia

No ranking mundial dos vinhos do ano%2C a Aurora teve ainda um terceiro produto relacionado%3A o espumante Marcus James Brut%2C na 135ª posiçãoDivulgação

Todos os anos a Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ) elege os melhores vinhos do mundo, e na edição deste ano a vinícola gaúcha Aurora conseguiu emplacar dois rótulos na lista dos 100 tops. Um deles, o Aurora Moscatel, já é famoso no mercado internacional, levando 90 pontos da revista inglesa ‘Decanter’. Na lista da WAWWJ, ele ficou no 56º lugar na relação geral. A grande qualidade do espumante se deve à excelente produção de uvas moscato na Serra Gaúcha. Bem adaptadas ao local e ao clima, elas produzem um vinho que consegue ser naturalmente doce e ao mesmo tempo manter a acidez, o que dá frescor à bebida. Seu teor alcoólico é de 8%, menor que o dos espumantes tradicionais.

O outro rótulo da vinícola na lista dos melhores é o Aurora Reserva Merlot 2011, que está na 65ª posição. Produzido há cerca de quatro anos pela vinícola, o Reserva Merlot vem conquistando prêmios desde que foi colocado no mercado. Elaborado com uvas merlot, ele passa por barris de carvalho francês e americano, tem aroma de frutas maduras, bom corpo, ótima estrutura e equilíbrio. Na boca, pode-se sentir notas de frutas vermelhas, que evoluem para tabaco e chocolate. No ranking mundial dos vinhos do ano, a Aurora teve ainda um terceiro produto relacionado: o espumante Marcus James Brut, na 135ª posição, com oito premiações internacionais no ano.

No primeiro lugar está o champanhe Charles Heidsieck Blanc des Millénaires 1995, da francesa Vranken Pommery Monopole Heidsieck. E em segundo o vinho argentino: Zemlia Himno Malbec Bicentenario 2010, da Bodega Zemlia de Las Casuarinas. A terceira posição é ocupada pelo australiano Taylors St. Andrews Shiraz Clare Valley 2010 , da Taylors/Wakefield Wines Pty.

A seleção levou em consideração as 51.617 premiações alcançadas por vinícolas de 67 países em 75 concursos internacionais, a importância relativa de cada concurso e a posição dos vinhos dentro de cada categoria. Confira a lista completa em www.wawwj.com/_EN/ran_wine.php.

OUTROS COPOS

Vinho online

A Ricardo Eletro ampliou sua operação no e-commerce e firmou parceria com a Vilivinhos. São mais de 300 rótulos, de 14 países diferentes, que podem ser comprados no site www.vinhos.ricardoeletro.com.br. Os clientes podem procurar os produtos pelo preço, tipo, origem e uva. Os vinhos são entregues em todo o Brasil.

Aprendiz de Barista

Para os amantes de café, a ABS-Rio promove uma palestra especial sobre o tema. Nos dias 11/08, na Barra, e 28/08, no Flamengo, o barista Emílio Rodrigues (foto) fala sobre a história e a importância dos grãos para o país, os tipos, os processos produtivos, as formas de extração e o consumo dos cafés especiais.

Jantar com champanhe

Depois de um afastamento de quase um ano, o sommelier Romualdo Melo voltou ao posto no Depósito Gourmet. Ao lado da equipe de sommeliers da casa, ele comanda a adega com mais de 500 rótulos de vinhos selecionados. Na próxima quarta-feira, Romualdo passa a bola para a sommelière Fabyola Soares apresentar um jantar harmonizado com o luxuoso champanhe Perrier-Jouët, da Pernod Ricard.

Conquista do Novo Mundo

O vinho Dal Pizzol Pinot Noire 2013 foi eleito pela Confraria dos Sommeliers como o segundo melhor vinho da casta do Novo Mundo, atrás apenas do Palliser Estate 2009, da Nova Zelândia. De coloração vermelho cereja, com reflexos violáceos, ele tem aroma de frutos vermelhos bem maduros, como amoras, groselhas e cerejas.

Novas misturas

O charmoso restaurante Epifania Oriental Contemporâneo, no Leme, tem novos drinques no cardápio: o Mojito Epifania, com rum, morango, lichia e hortelã; o Fresh Tangerin, uma espécie de gim tônica; o Belini, que leva espumante, licor de cassis e cereja; além das diversas opções de Caips Especiais, com lichia, manga e gengibre, morango e manjericão, limão, maracujá e gengibre e limão siciliano com tangerina.

Varanda gourmet

O restaurante Azzurra acaba de inaugurar o Terrazza, uma varanda gourmet para degustar presuntos crus, camarão e queijos italianos, servidos em pratos inspirados nos cristais de Murano, harmonizados com drinques como Jack Flash, feito com Jack Daniel’s, limoncello, maracujá, tabasco, sour mix e açúcar, e Romã Martini, com espumante rosé, romã e morangos.

Últimas de _legado_Notícia