Pão e vinho formam uma comunhão perfeita

Sanduíches harmonizam e ganham mais espaço nos cardápios

Por monica.lima

Nada melhor que um pãozinho para acompanhar uma taça de vinho. Simples, com azeite e um pouco de sal, ou recheado com queijos e embutidos, eles harmonizam, dão água na boca e por isso ganham cada vez mais espaço nos cardápios. Na Bottega del Vino, o hambúrguer com queijo gruyère e batata rústica faz sucesso. “Uma clássica harmonização para o hambúrguer são vinhos da uva pinot noir, como o Maison Forgeot Pinot Noir. Mas o sanduíche também vai muito bem com um Pio Cesare Barbera d’Alba”, recomenda a somelière Gabriela Teixeira. Se a carne for de boi ou porco, o ideal é harmonizar o sanduíche com um bom vinho tinto. Na Cavist, o sanduíche de filé mignon com queijo gouda e shitake é servido com o argentino Doña Paula Estate Cabernet Sauvignon ou com o chileno Marques de Casa Concha Merlot 2011.

A versão do sanduíche de mortadela do bistrô Santa Satisfação pode ser degustado com o Casa Rivas Merlot ou Cabernet Sauvignon 2012Divulgação

Mas se a carne for de frango ou peixe, vinhos brancos ou rosés são mais apropriados. O sanduíche de salmão com cream cheese, picles e rúcula vai bem com os rosés Chateau de Pourcieux 2011 ou com o Chateau Roubine Rosé 2012, ambos da França. Já o clássico filé de frango com queijo brie e geleia de damasco harmoniza com os brancos Errazuriz Reserva Chardonnay 2012, do Chile, ou com o Terrazas Reserva Chardonnay 2013, da Argentina. No Empório Jardim, o sommelier Vitor Barros aposta no italiano Chianti Riserva D.O.C.G. para acompanhar o delicioso sanduíche de pastrami, queijo bola especial, picles, molho de mostarda Dijon e alface americana. E até mesmo o bom e velho sanduíche de mortadela ganha sofisticação no bistrô Santa Satisfação. Servido com alface e tomate aquecidos no azeite extra-virgem, na baguette, ele pode ser degustado com o Casa Rivas Merlot ou Cabernet Sauvignon 2012.

OUTROS COPOS

Cervejeiro

A Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP) está com inscrições abertas para o curso 
de sommelier de cervejas, que será ministrado a partir do dia 27 de agosto, na sede da ABS-SP.  O programa é amplo e engloba desde a história da cerveja e o processo de fabricação até técnicas de harmonização e marketing de cervejas.

Festival

Com a participação de 12 importadoras, o shopping Pátio Higienópolis (SP) promove hoje seu I Festival de Vinhos. Os consumidores podem degustar 50 rótulos diferentes, entre tintos, brancos e rosés. Os R$70 do ingresso podem ser convertidos em compras no evento, que vai das das 17h às 22 horas.

Noite italiana

O restaurante Azzurra, na Barra da Tijuca, organiza hoje jantar harmonizado com vinhos sugeridos pelo enófilo Paulo Nicolay. Entre as delícias estão ravióli ripieni di aragosta ai salsa rosé acompanhado do Pinot Noir Anakena Tama Vineyard Selection. E Carré D’Angello com riso di funghi porcini degustado com Anakena Ona Special Reserve Red Blend.

Caipivodca de luxo

A vodca polonesa superpremium Belvedere lança a Belvedrosca, uma caipivodca preparada com a bebida. A partir deste mês, bares e restaurantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Brasília incluem no cardápio a bebida. Em São Paulo, o drinque pode ser encontrado no Canvas (Hotel Hilton), Due Cuocchi (Itaim e Cidade Jardim), Ecco, Fogo de Chão, Rubayat (Faria Lima) e Skye (Hotel Unique), entre outros.

Jantar a 12 mãos

Os chefs franceses Claude Troisgros, Gérald Passédat e Dominique Guerin, as gaúchas Helena Rizzo e Roberta Sudbrack e o carioca Thomas Troisgros se unem hoje para o jantar da 5ª Copa Gastronômica Gols pela Vida, no Copacabana Palace. A noite de gala visa arrecadar recursos para o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Harmonia uruguaia

O St. Tropez, restaurante gourmet do hotel Conrad Punta del Este, já agendou seus próximos ‘wine diners’. As vinícolas convidadas serão a Andeluna (29 de agosto), Trapiche (26 de setembro), Altair (24 de outubro) e De Martino (28 de novembro). A carta de vinhos da noite Andeluna inclui Altitud Chardonnay 2011, Altitud Malbec 2011, Pasionado Cabernet Franc 2008 e 1300 Malbec Rose 2012.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia