Por monica.lima
Garrafa magnum da Veuve Clicquot ganhou rótulo que pisca, com decoração de Leco BiagioniDivulgação

Amanhã a bruxa vai estar solta e nos caldeirões vão ferver bebidas e drinques de Halloween. O destaque promete ser a nova garrafa magnum (1,5l) da Veuve Clicquot, lançada em todo o Brasil numa festa especial de Yelloween. No Rio, ela terá decoração de Leco Biagioni, seguindo a cor amarela do rótulo do champanhe. E é nele que está a grande novidade da marca. Alimentado por uma bateria, o rótulo pisca, formando diferentes desenhos em referência ao cometa, que em 1811 cruzou o céu da região de Champagne e resultou em uma safra excepcional.

Se o champanhe pisca, a cerveja e o chope têm gostinho de abóbora. Assim é a Brooklyn Post Road Pumpkin Ale, do Empório Farinha Pura, no Humaitá, RJ. Centenas de quilos de abóboras, adicionadas em cada cozimento, deixaram a cerveja com coloração âmbar alaranjado e aroma do vegetal com especiarias. O mesmo estilo segue o chope Pumpkin Ale, da Vila St. Gallen, em Teresópolis. “Eu já estava há tempos com vontade de fazer uma cerveja de abóbora. O Halloween foi a desculpa perfeita”, brinca o cervejeiro Gabriel Di Martino. Para a criação do chope, Gabriel utilizou maltes de cevada, abóbora moranga, lúpulo, levedura de alta fermentação e especiarias como gengibre. Movido também pela data, o barman Marcio Silva criou um drinque com a cachaça Yaguara. Ele leva 50 ml de Yaguara, 20 ml de licor de framboesa, 25 ml de suco de limão siciliano, 15 ml de xarope de cranberry e 1 lance de bitter Peychaud’s. Para decorar, chips de abóbora desidratada.

Outros Copos

Refrescante

A chef Vivian Arab, do quiosque Arab, na Lagoa Rodrigo de Freitas, se prepara para o verão com opções de drinques refrescantes. As estrelas da temporada são os coquetéis Mimosa, feito com suco de laranja e espumante, e a Caipiarak de frutas como melancia com hortelã e de abacaxi com manjericão.

Toque feminino

A cerveja Jeffrey Niña é a parceira do projeto Garotas Cariocas, que começa amanhã no Prosa na Cozinha, do Jardim Botânico. A chef Manu Zappa convida algumas chefs mulheres, jovens, talentosas e apaixonadas pelo Rio, para darem aulas especiais, com receitas práticas para fazer em casa.

Maioridade

O single malte Glenfiddich apresenta a sua versão 21 anos com qualidade superior dentro e fora da garrafa. Amadurecido em barris de rum caribenho, ele tem notas de baunilha e caramelo, aromas de couro, especiarias, gengibre e banana. A caixa premium contém papel texturizado na cor vinho, um pedestal removível e detalhes em filigrana. Além disso, acompanha um livreto, com a história e o patrimônio por trás do Glenfiddich 21 anos.

Brancos frutados

O Paradoxo Chardonnay 2013 e o Paradoxo Gewurztraminer 2014 são os novos rótulos que a vinícola Salton coloca no mercado. O primeiro tem aromas de frutas cítricas e de polpa branca, além de agradáveis notas de baunilha e chocolate. O segundo apresenta notas florais de rosas e frutais de pera, lichia, pomelo e abacaxi.

Origem italiana

A vinícola Mastrojanni está no coração da terra do Brunello, em Castelnuovo dell’Abate, Siena, na Itália. É de lá que vêm o Brunello Di Montalcino Vigna Schiena D’Asino e o Brunello Di Montalcino Vigna Loreto. São vinhos potentes de longa guarda, que acabam de chegar ao mercado brasileiro. A produção é de poucas garrafas: 5,4 mil do primeiro e 8 mil do segundo.

Estrela da França

O chef francês Franck Putelat, do Le Parc, duas estrelas Michelin, prepara jantar harmonizado na enoteca italiana Bottega del Vino, no Leblon, no próximo dia 4. Entre os pratos, filé mignon com alcachofras roxas, trufas e creme brulée ao foie gras, acompanhado do tinto Freres Convers Abbaye de Fontfroide 2012.

Você pode gostar