Por monica.lima
Publicado 06/11/2014 12:52 | Atualizado 06/11/2014 13:03
O enólogo Dirceu Scottá e o espumante em comemoração aos 40 anos da vinícola Dal PizzolDivulgação

Um bom vinho começa a ser pensando ainda no vinhedo. E foi assim que nasceu em 2010 a ideia de selecionar as melhores uvas pinot noir (75%) e chardonnay (25%) para produzir o espumante que comemora os 40 anos da vinícola Dal Pizzol. “A primeira dá estrutura e persistência e a segunda, o frescor e acidez. Escolhi também uma levedura especial que dá um toque amanteigado e cremosidade”, explica o enólogo Dirceu Scottá (foto). Foram 36 meses de amadurecimento na garrafa pelo método champenoise, que deixaram a bebida com um aroma complexo de tostado e levedura, com toques que lembram frutas como pêssego maduro, amêndoas e torradas. De coloração amarela com reflexos dourados, ela tem 12% de teor alcoólico, e apenas 1,5 grama de açúcar por litro, o que caracteriza um produto nature, significando que o enólogo não adicionou nenhum açúcar para estimular a fermentação. Foram produzidas apenas 3.541 garrafas que serão comercializadas em caixas personalizadas.

Para o diretor-presidente da vinícola, Antônio Dal Pizzol, é uma realização pessoal e profissional ver a Dal Pizzol chegar aos 40 anos. “Falo em realização pessoal pois me propiciou conhecimento sobre o mundo do vinho, por meio do contato com pessoas do ramo e consumidores apreciadores. E profissional, por ter conseguido concretizar um nome, uma marca no mercado com uma imagem positiva e bem vista pelos apreciadores”, aponta.

OUTROS COPOS

Prova às cegas

A ideia é provar vinhos à vontade e levar para casa os preferidos com desconto. Esse é o Blind Tasting & Sale que o Cavist de Ipanema promove no próximo dia 12, das 18h às 22h. Serão 16 rótulos divididos em quatro estações e o valor do ingresso de R$ 100 é revertido para a compra das bebidas.

Mundo do vinho

Para quem já é conhecedor de vinhos e quiser se aprofundar no assunto, a ABS-Rio no Flamengo promove o curso aprofundado de degustação, comandado pelo diretor da associação e sommelier Euclides Penedo. Na ocasião, serão degustados dez vinhos selecionados , como o Sauternes Château de Malle 2008 e o Viña Pedrosa Gran Reserva 2004. Mais informações no telefone 2285-0497.

Piquenique no vinhedo

A vinícola Larentis abre seus campos de parreiras para piqueniques. Localizada no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, ela está aberta para visitas a partir da 15h. Com R$ 45 por pessoa, o visitante tem direito a produtos coloniais, com destaque para o pão caseiro feito pela própria ‘nona’ Romilda Larentis, além de queijo, copa, salame, geleia, e, é claro, uma garrafa de vinho ou de espumante, que compõem a cesta do piquenique.

Super natural

O restaurante Pomar Orgânico, na Barra da Tijuca, segue a linha sugerida pelo nome até mesmo na carta de vinhos. Ela é composta por brancos, rosés e espumantes 100% orgânicos, os drinques são feitos com cachaças orgânicas e frutas da estação, e há também cerveja sem glúten. Entre as opções, o argentino Colomé Malbec Estate 2012.

Roteiro primaveril

Aromas da Primavera é o tema do jantar enogastronômico que acontece na Pizzaria Stravaganze, no dia 11, comandado pelo sommelier Arruda, do Copacabana Palace. O roteiro se inicia na Provence, com o frescor do rosé Côtes de Provence Romance Berne. Passa pelo Chile, com o pinot noir da jovem vinícola Anakena. Segue para a Espanha, com o encorpado Embocadero, da vinícola San Pedro Regalado. E finaliza com moscatéis do Brasil, elaborado na Serra Gaúcha, por Luiz Argenta.

Edição limitada

A Bohemia Reserva acaba de chegar ao mercado com o estilo english barley wine. Ela tem notas amadeiradas e de frutas secas como ameixa, um leve adocicado, sabor de malte torrado e final suavemente seco. Com 10% de graduação alcoólica e cor vermelho rubi, é elaborada com cinco tipos de maltes de cevada, lúpulos ingleses e americanos. São apenas 3.978 garrafas da safra de 2012.

Você pode gostar