Livro sobre vinhos vem com festival de aromas

A obra do Francês Jean Lenoir, 'Le Nez du Vin', é considerada uma das mais completas

Por O Dia

Você já sentiu o cheiro de espinheiro alvar ou de feno cortado? Esses são apenas dois dos 54 aromas que podem ser identificados nos vinhos brancos, rosés e tintos, de acordo com o francês Jean Lenoir, autor de uma verdadeira biblioteca olfativa conhecida como ‘Le Nez du Vin’. A obra é considerada uma das mais completas.

O livro 'Le Nez du Vin' vem com vidros com aromas e fichas explicativas Divulgação

Além dos vidrinhos com os aromas, vem com fichas explicativas e ilustradas com os produtos que exalam os cheiros de cada um dos frascos e um outro livro, que trata das características dos vários solos encontrados nos terroirs das vinícolas. Além de ser um treino para narizes profissionais, o livro pode servir como uma brincadeira para enófilos que, de olhos vendados, tentam adivinhar qual é o aroma correto. Depois de decorar todos eles, é partir para a prática. E daí, é seguir o ritual executado por todo sommelier: colocar um pouco de vinho na taça, cheirar, rodar, para a entrada de ar e liberação de mais aroma, e voltar a cheirar.

Basicamente, alguns aromas são encontrados na maioria dos vinhos. Nos brancos, pela sua acidez, é comum sentirmos aromas cítricos como limão, maracujá, abacaxi, maçã verde, pêssego e damasco. Já os tintos podem ser mais complexos. Os mais jovens podem apresentar notas de frutas vermelhas como framboesas, amoras e mirtilo. Os mais complexos, que passam um tempo nas barricas, emanam baunilha, pimenta, cravo da índia, chocolate e toques defumados. Agora, se o vinho apresentar um cheiro de ferro ou de mofo, é sinal que ele está estragado e hora de abrir outra garrafa.

OUTROS COPOS

Nova campanha

O licor italiano Tia Maria lança uma campanha nos badalados bares paulistas, como o Le Vin, Freddy e Avila, para reposicionar a marca. O licor, que leva rum jamaicano, grãos de café e baunilha, pode ser consumido on the rocks ou em coquetéis, como é o caso do Tia Espresso, elaborado com Tia Maria, vodca, café, açúcar e gelo.

Mestre cervejeiro

O Instituto da Cerveja lança um curso para cervejeiros profissionais em parceria com a Universidade de Munique - Weihenstephan, a mais conceituada e tradicional universidade formadora de mestres cervejeiros do mundo. São apenas 40 vagas com início no dia 17 de março.

Toque de pêssego

A Smirnoff lança mais um sabor para sua linha de vodca, a Sunset Peach, também disponível na versão ice. Como o nome indica, ela tem notas de pêssego e funciona bem com drinques refrescantes para amenizar o calor do verão. Uma das misturas na qual a marca aposta é um drinque com vodca e guaraná. Esse é o quarto sabor da Smirnoff, que já tem no mercado as versões green apple, vanilla e cranberry.

Carta renovada

O sommelier Dionísio Chaves renovou a carta de vinhos, que conta com 300 rótulos, do restaurante Uniko, no Centro. Umas das novidades é a harmonização do espumante Dal Pizzol Brut Rosé com a entrada de Salmão Gravlax com crostini negro. Entre os vinhos do Velho Mundo, os destaques são Vesevo Fiano di Avellino 2012 e o Trimbach Riesling 2009.

Exportações em alta

A Vinícola Aurora acaba de completar 84 anos e comemora com um faturamento triplicado nas exportações. Formada por uma cooperativa de 1.100 famílias, com produção anual de 60 mil toneladas de uvas, a vinícola atingiu US$ 2,8 milhões de vendas para o exterior. Entre os principais mercados estão o Reino Unido, Bélgica e Alemanha, com consumo de Aurora Espumante Moscatel  e Aurora Reserva Merlot.

Colheita mecânica

A vinícola Salton importou da França a sua primeira colhedora automotriz e vai utilizá-la no terroir de Santana do Livramento (RS) para uma colheita estimada em 1 milhão de quilos. “É uma maneira de diminuir o custo do frete e do transporte de um peso desnecessário, que engloba caixas plásticas, cascas, sementes e resíduos”, explica o presidente da vinícola, Daniel Salton. A área de 635 hectares produz os vinhos das linhas Desejo, Virtude, Talento e Paradoxo.

Últimas de _legado_Notícia