Por monica.lima
Os lançamentos da vinícola Dal Pizzol, o Touriga Nacional 2013 e o Ancellotta 2012Divulgação

As safras 2012 e 2013 da vinícola Dal Pizzol foram consideradas excelentes. “O clima favorável, principalmente no período final da maturação das uvas, noites frias, secas, e dias ensolarados, aliada aos cuidados cada vez mais elaborados no cultivo das videiras propiciaram uma safra de grande qualidade“, conta o enólogo da empresa, Dirceu Scottá. Talvez por isso, somente agora, sete anos depois das comemorações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, a Dal Pizzol comemore com o lançamento do Touriga Nacional 2013. A casta tipicamente portuguesa é cultivada aqui na região de Bento Gonçalves (RS). Do terroir resulta um vinho de cor vermelha rubi com reflexos violáceos, aroma fino de frutas vermelhas como amoras, mirtilos e flores silvestres. De paladar persistente harmônico, bom volume de boca, com taninos evoluídos e elegantes. Ele é ideal para acompanhar pratos condimentados, carnes vermelhas, caças, bacalhau, massas, embutidos, defumados e queijos, servido entre 15°C e 20°C.

Empolgada com o cultivo das variedades europeias aqui, a vinícola também lança o Ancellotta 2012. Essa uva originária da região de Reggio Emilia, na Itália, deve seu nome provavelmente às famílias Lancellotti ou Lancillotto que difundiram seu cultivo entre os anos 1300 a 1400. No Brasil, ela chegou timidamente na década de 90 e agora tem sua produção aumentada para a elaboração de um vinho com excelente estrutura tânica, com potencial de envelhecimento. De cor vermelho rubi vivo, ele tem aroma pronunciado de frutas vermelhas maduras, como ameixa e mirtilo, couro envelhecido e especiarias. De paladar persistente, ele é encorpado e harmoniza bem com queijos tipo camembert, brie e provolone.

OUTROS COPOS

Terroir latino

As uvas Carmenère e Malbec são consideradas emblemáticas do Chile e Argentina. Mas esses dois países têm também bons exemplares de Cabernet Sauvignon. Pensando nisso, a ABS-Rio, no Flamengo, promove hoje o curso Grandes Cabernets do Chile e da Argentina. No encontro, o sommelier Euclides Penedo Borges seleciona os melhores rótulos para uma degustação.

Noite de degustação

O Cavist realiza mais uma edição do Cavist Tasting & Sale. No dia 19/05, o encontro acontece no lounge VIP do shopping Village Mall, das 19h às 22h, e no dia 20/05, na loja de Ipanema, das 18h às 22h. O evento reúne produtores de Portugal e Espanha em uma noite especial onde é possível provar vinhos à vontade e comprá-los com descontos exclusivos. Entre os produtores, estão Dona Maria Júlio Bastos, Quinta do Vallado, Tio Pepe, Finca Constancia, entre outros.

Cerveja escocesa

A importadora Casa Flora traz para o Brasil uma das cervejas escocesas mais premiadas no mundo, a Innis & Gunn. Ela chega nas versões Original, com malte ale, malte cristal e trigo; Rum Finish, envelhecida em barricas de carvalho americano, com rum jamaicano e rum demerara; e Toasted Oak IPA, levemente amarga, maturada em barricas de carvalho tostadas para remeter ao sabor das cervejas dos anos 1800.

Naturais com vinho

O Alessandro & Frederico lança uma linha de pizzas especiais sem glúten, integral com mozzarella e sem lactose. Sabores como abobrinha com grana padano e rúcula e presunto de Parma podem ser harmonizados com os vinhos Luis Canas Tinto de Año, Nebbiolo Langhe, Valpolicella, Esteva e Catena Malbec.

Coquetel de gim

A nova garrafa do gim Tanqueray nº 10 tem forma de uma charmosa coqueteleira art déco dos anos 20. Inspirada nos aromas da composição do gim, feito à base de críticos frescos, botânicos selecionados à mão e um toque final de camomila, o centro de sua base lembra a forma de um squeezer de cítricos.

Lembrança de casamento

O Johnnie Walker Blue Label inova nas lembranças de casamento e sugere uma linha de garrafas personalizadas para dar de presente aos padrinhos. O uísque é feito a partir dos maltes mais raros em barris especiais, em que apenas um em cada dez mil contém a bebida com nível de excelência suficiente para proporcionar seu sabor marcante e de assinatura suave.


Você pode gostar