Montadoras driblam crise com lançamentos para o segundo semestre

Alguns podem mudar colocações no ranking. Segmento premium é o que traz o maior número de novidades.

Por O Dia

A despeito da crise que abala muitos modelos de entrada, Renault, Toyota e Ford apontam crescimento no primeiro semestre e reiteram suas apostas no Brasil. O mesmo acontece com o segmento premium, tradicionalmente imune às crises de ânimo. Como o planejamento é anterior às dificuldades de alguns, vários lançamentos estão confirmados para o Brasil a partir de agora. Alguns deles podem mudar colocações no ranking, como a esperada picape submédia Duster Oroch. O Sandero RS é outro que pode surpreender.

Entre os modelos premium, segmento com o maior número de novidades, destaque para os SUVs e Crossovers, com propostas que têm vendido muito mundo afora.

A BMW Série 1 FaceliftDivulgação

A nova geração do Kia Sorento ficou maior e será oferecida com motor 2.4 de 170 cv ou V6 3.5 de 270 cv, ambas com câmbio automático 6M. Novidades na tampa da mala elétrica e detecção de ponto cego. O Jaguar XE desce da fleuma britânica para brigar com os ‘prosaicos’ Classe C da Mercedes e BMW série 3. Chega importado com motores 2.0 turbo e 3.0 V6 de até 340 cv e tração traseira. Será feito no Rio, em 2017.

Entre os ‘pops’, o Chery QQ e o Jac T5 discursam no preço baixo com carro completo. O primeiro ‘tapa’ visual no HB 20 vai melhorar aspectos ruins, como o câmbio automático de quatro marchas, que passará para seis. LEDs na dianteira estão previstos e o tanquinho some.

Bom de vendas no Brasil, o Evoque recebe novos LEDs na dianteira e imensas tomadas de ar nos para- choques. Entre os equipamentos, alarme de troca de faixa, sistemas de frenagem de emergência e sensor de fadiga.

O Focus sedã chega este mês e terá conjunto mecânico igual ao do hatch, motor 2.0 flex e câmbio Powershift 6 marchas. A Mercedes-Benz GLE Coupé vem para a briga com a BMW X6. Ambas esquisitas e caras.

O premiado Volvo XC90 deverá fazer mais sucesso. Chegam ainda os Audi RS3 Sportback e o redesenho da BMW série 1, agora sem a expressão ‘angry birds’ que lhe rendeu o apelido.

PONTO-A-PONTO

? Nas vendas mundiais de autos, até maio, a JATO Dynamics do Brasil, confirmou a China em primeiro, com sinais de desaquecimento. Depois vêm EUA, com pequena alta, e Japão, em queda. Em quarto, aparece a Alemanha, seguida por Índia e Grã-Bretanha, únicos com altas pouco mais expressivas.

O Brasil é o sétimo no mundo após despencar 26,2% em maio. Só não caiu tanto quanto a Rússia, que desabou 38% no mês, em decorrência da desvalorização do rublo. Entre as marcas, a VW lidera, seguida pela Toyota. Depois vêm a GM, Hyundai, Ford e FCA.

? A Audi monta os primeiros protótipos para testes de produção do SUV Q5, em Puebla, no México.

? A Honda lançou na Europa o Civic Type R, seu hatch radical. Com motor VTEC de 310 cv turbo, o modelito tem carroceria leve e desempenho impressionante.

? Ainda na pressão, a Dodge apresentou seu Challenger Drag Pack, com kit Mopar especial para as provas de quarto de milha.

? A Bentley lançou a edição especial do Continental Breitling Jet, em sete carros exclusivíssimos.

? A tecnologia da BMW injeta água vaporizada no cilindro, otimiza o consumo, emissões e dispensa gasolina premium. O milagre foi testado em uma M4.

Novas argolas

Faróis, grade e lanternas com discreto redesenho marcam o novo A4, que irá aparecer no Salão
de Frankfurt, em setembro, na Alemanha. Com maior entre-eixos e porta-malas, conseguiu perder peso e tem como concorrentes o Mercedes-Benz Classe C, BMW Série 3 e o novo Jaguar XE. Chega ao Brasil em 2016.

Clássico pouco muda

Como o desenho é vitorioso, toda modificação é arriscada. Então, o novo Fiat 500 recebeu retoques nos faróis altos, nas lanternas em LEDs e nos bigodes. Os para-choques também mudaram, assim como o painel de instrumentos, que ganhou difusores de ar em retângulos arredondados. O relógio central, redondo, foi mantido.

SUV Jaguar no tour de France

Antes de ser lançado, o Crossover Jaguar F-Pace serve de carro de apoio à equipe Sky, no Tour de France. O protótipo é equipado com rack especial para liberação rápida das bicicletas e tem aparição confirmada no próximo Salão de Frankfurt, em setembro.

Últimas de _legado_Notícia