Aleitamento materno no hospital

Grupo Prontobaby, dedicado ao atendimento pediátrico, faz atividades para sensibilizar famílias

Por O Dia

Rio - A Semana Mundial de Aleitamento Materno, neste mês, reforça a importância da amamentação. No Brasil, a coordenação da campanha é de responsabilidade do Ministério da Saúde e tem o apoio de órgãos internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

No Rio de Janeiro, o Grupo Prontobaby organiza durante o mês atividades para sensibilizar as famílias. A rede inclui os hospitais Centro Pediátrico da Lagoa e Prontobaby - Hospital da Criança, que conta com a maior emergência pediátrica do estado. São 6 mil atendimentos, 300 cirurgias e 600 internações mensais.

Grupo Prontobaby faz atividades para sensibilizar famíliasDivulgação

PROGRAMA DE AMAMENTAÇÃO

O Prontobaby Hospital da Criança oferece um programa de amamentação que ajuda as mães a vencer as barreiras emocionais decorrentes do ambiente hospitalar para estimular o aleitamento materno. "Nós incentivamos as mães a ordenharem o próprio leite em casa e trazerem diariamente. Isso é possível, até mesmo via sonda gástrica, caso o bebê não possa se alimentar diretamente no seio materno. E esse ato é muito importante não só por ser o melhor nutriente para a criança, mas também por propiciar o fortalecimento do vínculo mãe-bebê", explica Aline Magnino, nutróloga pediátrica especialista em aleitamento do Prontobaby.

CUSTOS MILIONÁRIOS

Levantamento da revista científica 'The Lancet' estima uma economia de cerca de US$ 6 milhões no Brasil se as taxas de aleitamento chegassem a 90%, o equivalente a quase R$ 19 milhões.

OS SEIS MESES DE VIDA

Os gastos seriam para reduzir impactos negativos, como melhorias cognitivas e anticorpos ao bebê. Para a mãe, a amamentação reduz o índice de câncer de mama e de ovários. O ideal, segundo especialistas, é garantir que o bebê tenha o leite materno como alimento preferencial e, se possível, exclusivo nos seis primeiros meses de vida. "A amamentação é um fator protetor para várias doenças e tem um impacto positivo no neurodesenvolvimento", reforça a nutróloga Aline Magnino.

Fundado em 1961, o Prontobaby é o único grupo dedicado exclusivamente ao atendimento pediátrico no Rio. O atendimento inclui acolhimento humanizado à alta tecnologia e uma constante atualização de seu corpo clínico para oferecer o cuidado mais adequado à saúde de crianças e adolescentes.

Últimas de _legado_Vida Saudável