Sua farmácia: ação na Central

Ascoferj presta serviços à população, como aferição da pressão e medição da glicose, e esclareceram dúvidas sobre medicamentos

Por O Dia

Rio - Na última sexta-feira, a Estação de Trem Central do Brasil recebeu uma ação promovida pela Ascoferj, em parceria com a SuperVia, em celebração ao Dia Nacional da Farmácia e o Dia Nacional da Saúde, comemorados no sábado. Farmacêuticos prestaram serviços de saúde à população, como aferição da pressão e medição da glicose, e esclareceram dúvidas sobre o uso de medicamentos. A Central do Brasil foi escolhida devido ao grande fluxo de pessoas que passam pelo local todos os dias, principalmente no horário de ida e volta do trabalho. O presidente da Ascoferj, Luis Carlos Marins, destacou que o objetivo do evento foi alcançado: mostrar que a farmácia é um estabelecimento de saúde. “Fizemos questão de apresentar, na prática, que a farmácia, apoiada no trabalho do farmacêutico e de outros profissionais, contribui para prevenir doenças como a diabetes e a hipertensão”, disse.

Ação apresenta%2C na prática%2C que a farmácia contribui para prevenir doenças como a diabetes e a hipertensãoDivulgação

Ana Lucia Caldas, farmacêutica e coordenadora do evento, lembra que foi possível tirar a ideia do papel e colocá-la em prática em 2015, primeiro ano do evento, ajudando no reconhecimento do farmacêutico. Thaís Alves, estudante do sexto período de Farmácia, que fez parte da equipe de atendimento, disse que a ação ampliou a sua experiência profissional. “Escolhi essa profissão porque amo o que faço”, comentou. Valdeir Barbosa, que passou pela Central do Brasil, aproveitou a ocasião para verificar as taxas de glicose e a pressão arterial. “Iniciativas como essa são excelentes e ajudam a prevenir doenças”.

Quem também passou pelo local representando a Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro foi o superintendente do Serviço de Vigilância e Fiscalização de Serviço e Saúde, Virgílio Adonai Gonçalves. “Ações como essa mostram a importância da farmácia para a população”, disse. No sábado, os estabelecimentos farmacêuticos foram convidados para participar, prestando serviços de saúde aos clientes.

Últimas de _legado_Vida Saudável