Por leandro.eiro
Rio - Celebrado nesta quarta-feira, o Dia Nacional do Cego foi instituído em 1961 para lançar um alerta em todo o território nacional sobre problemas que podem acarretar a falta de visão. A iniciativa também busca diminuir o preconceito e integrar os deficientes visuais na sociedade.
Dia Nacional do Cego foi instituído para conscientizar a populaçãoReprodução Internet

No Brasil, há mais de 1,2 milhões de pessoas cegas. Estimativa que, em todo o mundo, chega ao patamar de 36 milhões, com previsão de atingir 80 milhões de pessoas em 2020 e 115 milhões em 2050, segundos dados publicados na revista 'Lancet' em sua edição de agosto.

Mas há um dado positivo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados. Para Cristiano Caixeta, diretor do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, os dados reforçam a importância de concentrar esforços na educação e conscientização da população em relação aos cuidados com a visão. "É fundamental disseminarmos o hábito da saúde preventiva, que configura um conceito de medicina curativa, pois sabemos que a prevenção acarreta um menor custo ao sistema de saúde e, principalmente, ao paciente", destaca o oftalmologista.