Publicado 25/01/2018 03:00
Rio - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) divulgou ontem que não haverá distribuição de senhas no Dia D de vacinação contra a febre amarela, que ocorre no próximo sábado em todo o estado. A meta é aplicar a vacina em todas as pessoas que comparecerem aos postos de vacinação entre 8h e 17h. As 232 unidades de saúde espalhadas pela capital funcionarão exclusivamente para a campanha de prevenção à doença nesse horário. A expectativa da prefeitura do Rio é imunizar de 300 mil a 400 mil pessoas.
Na ocasião, a dose será fracionada nos 15 municípios fluminenses que começam hoje a utilizar o novo método: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica, além da capital.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) alerta que crianças de nove meses a menos de dois anos, pessoas com condições clínicas especiais vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia, pacientes com doenças hematológicas , gestantes e viajantes que desejarem o certificado internacional seguirão tomando a dose integral da vacina. No público-alvo da vacina fracionada estão pessoas entre 2 anos e 59 anos de idade, mulheres que estejam amamentando crianças maiores de seis meses e idosos com mais de 60 anos que tenham sido avaliados por um clínico-geral.
A fração corresponde a um quinto da dose original, e oferece proteção por, pelo menos, oito anos. A prefeitura do Rio destacou que não houve casos confirmados de febre amarela na cidade, nem em seres humanos, nem em macacos. Por conta disso, a recomendação é que as pessoas incluídas no grupo de contraindicação não tomem a vacina.
Vassouras e Rio das Flores
Em dados atualizados ontem à noite no informe epidemiológico da febre amarela, a SES confirmou mais três casos da doença no estado do Rio. Com isso, subiu para 23 o número de casos em 2018, apenas quatro a menos do que em todo o ano de 2017. Os novos registros vieram de três municípios do Sul Fluminense, vizinhos uns dos outros: Valença, cuja prefeitura já havia confirmado o 13º caso na cidade; Vassouras, em um jovem internado na Santa Casa de Barra do Piraí (cidade vizinha); e Rio das Flores. Nenhum deles apareceu no mapa da febre amarela em 2017.
Macacos não transmitem o vírus
Bombeiros na campanha
Além dos postos de saúde municipais de cada cidade, 29 UPAs do estado, dez hospitais estaduais, oito tendas montadas pela Secretaria de Estado de Saúde, 30 quartéis do Corpo de Bombeiros Militar e cinco unidades da Polícia Militar participarão da vacinação contra a febre amarela no Dia D.
A partir de hoje e também na sexta e no sábado, será montado um posto extra de vacinação no pátio do Centro Administrativo São Sebastião, na sede da Prefeitura do Rio.
O posto vai funcionar próximo ao estande do TAXI.RIO, das 9h às 12h e das 13h às 16h. As doses fracionadas serão aplicadas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
No Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), será montado um dos polo de imunização na capital. E o Hemorio, no Centro, seguirá oferecendo a vacinação para os doadores até sábado.
Um garçom morreu durante um intenso tiroteio, na noite deste sábado, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Samuel Ferreira Coelho, de 24 anos, atendia clientes na calçada do Bar Pinto, na Rua Conde de Bonfim, quase esquina com Rua Uruguai, quando criminosos que fugiam em três carros roubados começaram a trocar tiros com policiais do 6º Batalhão da Polícia Militar. A vítima foi atingida por um tiro de fuzil no peito e morreu na hora. Dois PMs e uma passageira do aplicativo Uber, que passava no local no momento da perseguição, foram feridos por disparos, mas estão fora de perigo. Os bandidos conseguiram fugir. Foto - Severino Silva / Agência O DiaSeverino Silva
Hospital Pedro Ernesto será um dos polos de vacinação no DIA DArquivo O DIA
Former Brazilian president Luiz Inacio Lula da Silva (C) hugs a little girl while taking part in a demonstration in Sao Paulo, Brazil on January 24, 2018.
A Brazilian appeals court Wednesday upheld ex-president Luiz Inacio Lula da Silva's conviction for corruption, effectively ending his hopes of reelection this year. Two of the three judges in the appeals court in the southern city of Porto Alegre ruled that his original 9.5-year jail sentence should be extended to more than 12 years.
/ AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA
CaptionAFP/NELSON ALMEIDA
(L to R) Former Brazilian president Dilma Rousseff , senator Gleisi Hoffmann, president of Brazil's Workers Party (PT) and former Brazilian president Luiz Inacio Lula da Silva take part in a campaign rally to launch Lula's presidential candidacy for the upcoming October elections, at the Workers Central Union (CUT) headquarters in Sao Paulo, Brazil on January 25, 2018.
A Brazilian appeals court Wednesday upheld ex-president Luiz Inacio Lula da Silva's conviction for corruption, dealing a body blow to his hopes of running for re-election this year. The three-judge panel sitting in the southern city of Porto Alegre unanimously ruled that his original 9.5-year jail sentence be extended to more than 12 years. Lula was defiant, telling he intends to run for the presidency despite the court setback.
/ AFP PHOTO / Nelson AlmeidaAFP/Nelson Almeida
Entrevista com os Youtubers, os irmãos Felipe Neto e Lucas Neto na casa deles na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.Na foto o Lucas Neto. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O DiaFOTOS Daniel Castelo Branco
Entrevista com os Youtubers, os irmãos Felipe Neto e Lucas Neto na casa deles na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.Na foto o Lucas Neto. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O DiaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Entrevista com os Youtubers, os irmãos Felipe Neto e Lucas Neto na casa deles na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.Na foto o Lucas Neto. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O DiaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Primeiro dia de vacinação fracionada contra febre amarela. Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Marcelo Crivella esteve na Clínica da Família Estácio de Sá, no Rio Comprido. Estefan Radovicz
2018-01-10 - Dominical / Especial com o jogador de futebol Marcelinho Leite, que surgiu como promessa no Flamengo e que atualmente brilha nos estádios da India, país onde recebeu o apelido de "O Mágico" tamanho o sucesso que faz entre os indianos. Na imagem, o jogador posa com a chuteira de ouro e outros troféus que ganhou no exterior..Foto de Alexandre Brum / Agência O Dia - ATAQUE ESPORTE JOGADOR MARCELINHO FUTEBOL INDIAAlexandre Brum / Agencia O Dia
German big wave surfer Sebastien Steudtner drops a wave during a surf session in Praia do Norte in Nazare, central Portugal. / AFP PHOTO / FRANCISCO LEONGAFP/FRANCISCO LEONG
Sessão na Câmara dos DeputadosLuis Macedo / Câmara dos Deputados
Crianças se refrescam na praçaAquivo pessoal/José Roberto de Almeida
Comentários