A Volkswagen revelou, esta semana, seu novo superesportivo elétrico, o I.D. R Pikes Peak. Mais rápido do que um Fórmula 1, o modelo é equipado com dois motores de 689 cv de potência e, segundo a montadora alemã, pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 2,25 segundos.
Mais uma das investidas da marca no universo dos carros elétricos, o I.D. R Pikes Peak conta com dois motores, alimentados por baterias de íon de lítio. Como sua proposta é esportiva, as baterias não têm foco na autonomia, e, sim, na potência entregue pelo automóvel. Graças à mudança, os propulsores do elétrico, combinados ao baixo peso (1.100 kg), podem gerar 66,3 quilos de torque (força).
O superesportivo é um dos 20 modelos relacionados em um plano da marca para o mundo dos veículos 100% elétricos. Todos os lançamentos devem ser concluídos até 2025. Outras versões da família I.D. são mais populares. Uma delas é a I.D. Buzz, versão futurística e autônoma da famosa Kombi.
Criado para competições de alto desempenho, o veículo deverá participar da mais tradicional prova de subida de montanha do mundo, a Pikes Peak, que acontecerá no dia 24 de junho, no estado do Colorado, nos Estados Unidos. De acordo com a Volkswagen, o responsável por guiar o veículo pelo trajeto de 20 km até o cume da montanha, cheio de curvas arriscadas, será o francês Romain Dumas. A prova é conhecida como 'Corrida para as Nuvens'.
A Volkswagen não é iniciante no trajeto. Em 1987, a montadora utilizou um Golf preparado com dois motores, que entregava potência de 652 cv para superar as 156 curvas. Até agora, o recorde para a categoria de protótipos elétricos é de 8m57s, que foi estabelecido em 2016 pelo neozelandês Rhys Millen. "É a hora de estabelecer nossa marca", afirma o diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets.
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