Por
Publicado 12/05/2018 03:00

Desde que chegou aqui no Brasil com o Fiat Uno, o sistema 'start-stop' vem se tornando popular. Essa tecnologia, que desliga o motor do veículo quando ele está parado em congestionamentos, traz como principais vantagens a economia de combustível, que, segundo estudos, pode variar de 5 a 20%. Além disso, ela permite redução no nível de emissões de gás carbônico e menor desgaste de componentes do motor, como o sistema de ignição.

Segundo Diego Riquero Tournier, chefe do Centro de Treinamento Automotivo da Bosch, o sistema 'start-stop' é o melhor amigo do motor, pois reduz suas horas de trabalho. "Há uma série de itens que não sofrem desgaste devido ao tempo menor de funcionamento, como o próprio motor", diz o especialista.

Sem restrições

Diego Tournier ainda explica que em uma partida normal sem o sistema 'start-stop' demora nove décimos de segundo. Já com o mecanismo, a ignição acontece em três décimos de segundos. Para Ricardo Dilser, assessor técnico da FCA na América do Sul, o sistema não traz nenhum tipo de prejuízo ao veículo. "O proprietário só tem a ganhar com a tecnologia", diz.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias