Rio - Com inscrições abertas até 18 de maio, foi dada a largada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), cujas provas serão nos dias 4 e 11 de novembro. É hora, então, de começar a intensificar os estudos. E, em tempos economicamente difíceis, para ajudar estudantes que querem aprimorar os conhecimentos sem gastar qualquer centavo com cursos e aulas, seja em casa ou no trabalho, O DIA selecionou algumas dicas de especialistas. Com conteúdo preparado e ministrado por professores de pré-vestibulares renomados, é possível adquirir mais informações, tirar dúvidas e até fazer planos de estudos.
No Blog do Enem, por exemplo, há cursos e apostilas de Redação, Matemática, Biologia, Química, Inglês, História, Física, Filosofia, Geografia e Literatura. O endereço ainda oferece aulas, orientações e também simulados. O Blog do Enem garante que todo material é de publicação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o INEP, que cuida do exame.
Já o curso QG do Enem inicia maratona com o tradicional 'Aulão dos Focas: Foca nas Humanas e Foca na Medicina'. A primeira edição acontecerá quarta-feira, dia 16, às 17h. A transmissão será ao vivo e gratuita. Estão programadas mais de quatro horas de aulas de Geografia, História, Química e Física com os temas mais cobrados.
O aulão começará com Geografia e vai tratar da nova ordem mundial: Os EUA e Trump; a China de Xi Jinping e a Rússia de Putin. Às 18h tem Química e Física. História começará às 19h. Para encerrar, aula de Cinética Química e Enzimologia. Professor do QG do Enem, Márcio Branco explica que a iniciativa democratiza o acesso ao conhecimento. "São seis meses até a prova, tempo legal para se organizar nos estudos", destaca o docente.
Estudar a distância, por sinal, tem lá suas vantagens. É o que acredita o estudante Salazar Silva. "É mais fácil, pois a gente faz o horário. As aulas são leves, divertidas e sempre trazem motivação", justifica o jovem, que sonha em ser engenheiro.
Comentários