Além de símbolo da Páscoa, eles são bonitinhos e fofos. Por isso, nesta época do ano, a venda de coelhos aumenta 30%, segundo a assessoria da rede de pet shop Petz. Mas eles não são de brinquedos e por isso é preciso muito cuidado na hora de comprar um. As dicas de como cuidar de um coelho são da veterinária Mariana Pestelli, gerente técnica dos setores de Safári e Aquarismo da Petz e de William Galharde, gerente de estética da Petz.
1. O ideal é que o coelho fique em uma gaiola específica ou cercadinho para mantê-lo em espaço restrito quando estiver sozinho em casa. A gaiola deve ter, pelo menos, duas vezes o tamanho do bichinho.
2. Com supervisão, ele deve ser solto pelo menos uma vez por dia para se exercitar. Mas não pode viver completamente solto na casa, porque vai acabar roendo móveis, fios e pode se machucar.
3. Todos os dias devem ser trocadas a água e a ração, além de oferecer alimentos frescos, que podem variar a cada dia entre verduras, frutas e legumes.
4. A limpeza da gaiola ou cercado deve ser feita duas vezes por semana, pois o granulado absorve o xixi.
5. Oferecer brinquedo ajuda a desgastar o dente, caso contrário, ele pode acabar roendo móveis. Esses pets têm como característica o crescimento contínuo do dente.
6. Sensíveis, eles se assustam facilmente. É ideal que fiquem em locais calmos, sem ruídos.
7. É preciso levar ao veterinário todos os anos. Coelhos domésticos não precisam de vacina.
8. Apesar de se adaptarem bem em todas as famílias, aquelas com crianças pequenas devem ensiná-las a carregá-los da maneira correta para evitar fraturas e quedas. Segure sempre apoiando suas patas dianteiras e traseiras.
9. A higiene pode ser feita com lenços umedecidos, mas também é aconselhado o banho em centros de estética com experiência em coelhos.
Quem ama, cuida.
Oi. Sou o Janpolo, tenho 5 anos, estou castrado e vacinado. Estou há tempos esperando por uma família. Para nós, que somos já mais idosos, é mais difícil de encontrar um lar, mas sei que minha hora vai chegar. Estou na Focinhos de Luz: contato@focinhosdeluz.com.
Comentários