As alergias estão entre as doenças mais comuns nos animais de estimação e representam 40% das consultas veterinárias, segundo dados da fabricante de alimentos para pets Hill´s Pet Nutrition. O problema pode ser de origem ambiental ou alimentar e pode se manifestar na pele ou até em complicações gastrintestinais.
As de causa ambiental podem ser provocadas por poeira, grama e até picadas de pulgas. Há ainda as causadas por pólen, ácaros e fungos, as dermatites atópicas. Muitas vezes, as alergias são sazonais, mas podem se transformar em crônicas a ter que ser tratado por anos, como afirma Sandra Nogueira, veterinária da Hill´s Pet Nutrition.
Entre os sintomas estão coceira, vermelhidão, lambedura excessiva no local da alergia, inflamações, secreção nos olhos e ouvidos inflamados. Há casos de animais que desenvolvem feridas, têm queda de pelos e mau cheiro. O tratamento pode ser com remédios via oral e tópicos, mas Sandra garante que uma boa alimentação também ajuda, mesmo se a causa não for alimentar.
Ela explica que uma dieta rica em nutrientes ajuda na saúde da pele e pelagem e que um controle nutricional alivia os sinais, limita o desconforto do animal e melhora a aparência da pele e pelo.
E, ao notar qualquer alteração em seu animalzinho, é recomendado procurar um veterinário rápido.
Pets estão hoje à espera da uma família, das 10h às 16h, na Praça do Visconde, em Macaé, na Região dos Lagos. E ainda tem vacinação antirrábica. A ação é da Coordenação Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses.