Por
Publicado 09/09/2018 03:00

O terceiro mandamento da Lei de Deus (guardar domingos e festas de guarda) nos fala do repouso semanal. Repousar pode parecer um mandamento fácil de se cumprir, mas muitas vezes nos equivocamos no seu significado.

A sociedade contemporânea é impaciente na busca por diversão e descanso. Porém, entende-se o descanso como evasão: uma alienação e fuga da realidade. De fato, o homem nunca repousou tanto como hoje e, ainda assim, nunca experimentou tanto vazio.

A sociedade atual está sedenta por entretenimento e férias. A indústria da distração é muito atraente e a publicidade desenha o mundo ideal como um grande parque de diversões onde todos se divertem. O conceito de vida dominante hoje não tem o centro focado em atividade e compromisso, mas na evasão.

Mas essa mentalidade desliza para a insatisfação de uma existência anestesiada pelo divertimento que não é repouso, mas alienação e fuga da realidade. As possibilidades de se divertir não dão a plenitude do coração, mais ainda, não oferecem o necessário repouso.

O Papa Francisco, em sua catequese semanal, explicou que o terceiro mandamento tem um elemento peculiar: fornece uma motivação. O repouso no nome do Senhor tem um motivo preciso: inicia o dia do repouso, que é a alegria de Deus por aquilo que criou. É o dia da contemplação e da bênção. Assim, o repouso segundo este mandamento é o momento da contemplação, do louvor, não da evasão. É o tempo para olhar a realidade e dizer: como a vida é bela!

Para nós, cristãos, o centro do Dia do Senhor, o domingo, é a Eucaristia, que significa Ação de Graças. É o dia para dizer a Deus: obrigado Senhor, obrigado pela vida, pela sua misericórdia, por todos os seus dons. O domingo não é o dia para esquecer os outros dias, mas para recordá-los, abençoá-los e fazer as pazes com a vida!

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias