Para a televisão, como veículo, as redes sociais passaram a ter uma importância muito grande, porque além de difundir as suas ações, também funcionam como um medidor indireto de audiência. Ibopes fora, a partir delas e como nova ferramenta colocada à disposição, tornou-se possível avaliar, instantaneamente, o comportamento e acolhimento dos diferentes produtos que a TV disponibiliza.
Exemplo clássico é sempre o 'Masterchef'. O barulho causado por ele na internet, no momento da exibição, é bem superior aos índices consolidados apresentados no dia seguinte. E, se para a TV esses meios passaram a ser fundamentais, a ponto de ser impossível abrir mão deles, a recíproca também é, e a cada dia tem se mostrado mais verdadeira.
Não por acaso, além dos programas intensamente comentados, comunicadores como Luciano Huck, Danilo Gentili, Porchat, Eliana, Mion, Rodrigo Faro, entre tantos outros, são recordistas em número de seguidores. Isso sem contar Fausto Silva e Silvio Santos. Como se vê, é o típico caso de uma mão lavando a outra.
Comentários