O deputado Samuel Malafaia (DEM) e o irmão, pastor Silas MalafaiaReprodução/Facebook
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - O deputado estadual Samuel Malafaia (DEM), irmão do pastor Silas Malafaia, dono da Igreja Vitória em Cristo, articula para indicar aliados à Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos (Ceperj), subordinada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. No governo Luiz Fernando Pezão (MDB), o parlamentar criou um feudo no órgão, especificamente em cargos ligados à presidência e a diretorias do órgão. Agora, Malafaia atua nos bastidores para voltar à fundação. O DEM ganhou força com o governador Wilson Witzel em troca de apoio na Alerj.

‘ESTOU PRONTO PARA COLABORAR’, DIZ

Samuel Malafaia confirmou à Coluna o interesse na Fundação Ceperj e que conversará com Wilson Witzel em breve. De acordo com o parlamentar, quem tem feito a ponte nas negociações é o deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL). “Sou filho de pedagogos. Estou pronto para colaborar. Sou um soldado. Esse órgão tem um potencial enorme”, disse Malafaia. Ele e o irmão Silas, no entanto, apoiaram a campanha para governador de Eduardo Paes (DEM), ex-prefeito, derrotado por Witzel no segundo turno.

QUEM INDICOU QUEM NA IMPRENSA OFICIAL

Em troca de apoio na Alerj, Witzel deixou a Imprensa Oficial para o DEM. Silas Malafaia indicou Homero de Araújo como diretor industrial, e Jorge Aluísio, chefe de gabinete da presidência. Já o deputado Fábio Silva, na foto com o amigo Eduardo Cunha (MDB), hoje preso, nomeou José Roberto Vicente Cardozo para ser diretor financeiro. O deputado Filipe Soares emplacou Alexandre Augusto Gonçalves, diretor administrativo, que foi seu chefe de gabinete na Alerj. O segundo suplente Milton Rangel manteve o amigo José Cláudio Ururahy presidente.

‘FORA, CRIVELLA’ SOLITÁRIO EM ATO

Witzel não sacramentou apoio a uma possível candidatura do deputado Rodrigo Amorim (PSL) a prefeito do Rio. Mas ele tem pautado a agenda diária, digamos, a uma pré-campanha. No último domingo, não foi diferente. Em clima eleitoral, Amorim até tentou puxar um “Fora, Crivella!”, em Copacabana, mas foi ignorado pelos presentes. Aliás, usou camisa e segurou bandeira com o rosto de Flávio Bolsonaro (PSL), senador investigado pelo Ministério Público.

VACINA LONGE DOS PRESÍDIOS

A turma política presa no Complexo de Gericinó tem uma reclamação: não foram vacinados contra a gripe! O grupo, que inclui Sérgio Cabral e os deputados alvos da Furna da Onça, está preocupado. O sistema tem cerca de 50 mil detentos.

AINDA SEM PRAZO PARA AS DOSES

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) informou que não há previsão para vacinar os presos, mas todos receberão as doses. Até agora só os da penitenciária de Japeri foram vacinados.

POR ENQUANTO, SERÁ MANTIDO

O secretário estadual de Agricultura e Pesca, Eduardo Lopes (PRB), se encontrou ontem com Witzel, no Palácio Guanabara. Apesar da crise com funcionários da Emater -RJ, revelada sábado pela Coluna, Lopes foi mantido no cargo.

COMPROU SEM LICITAÇÃO

A pedido do vereador Dr. Jorge Manaia (SD), o Tribunal de Contas do Município analisa contrato da Prefeitura do Rio com a Herlau de R$ 130 mil, sem licitação, para comprar material cirúrgico. Caso foi denunciado aqui.

E NOS STORIES...

Sabe quem parabenizou Maricá pelo aniversário de 205 anos? O ex-prefeito do Rio Eduardo Paes, que, numa conversa com Lula, chamou a cidade de “m... de lugar”.


PICADINHO

O ‘Master Class Hipercrescimento’ é hoje, às 18:30h, no Espaço Oito, em Ipanema. De graça.

A abertura da exposição curricular de Museologia ‘Museu Nacional: o Museu que vive em nós’ é amanhã, na Unirio. Gratuito.

Amanhã, acontece a aula aberta ‘Mulheres Indígenas na Cidade’, às 18h, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.

DESCE

EX-PRESIDENTE DA CBF

Fifa confirmou a suspensão vitalícia de Marco Polo Del Nero por violar as regras de ética da entidade

DESCE

LUTADOR DO UFC

Alex Cowboy agrediu ex-mulher e foi autuado por lesão corporal, injúria, ameaça e por colocar em risco saúde do filho.