Deputado federal David Miranda (PSOL)Renan Olaz/CMRJ
Por Sidney Rezende
Publicado 29/04/2020 06:00
O deputado federal David Miranda (PSOL), eleito pelo Rio de Janeiro, único parlamentar assumidamente LGBT na Câmara dos Deputados, está empenhado em dar urgência à votação no Supremo Tribunal Federal da ação que derruba regras que impedem os homens que fazem sexo com homens a doar sangue.
Dia 20 de março, ele deu entrada no STF solicitando urgência da ADI 5543 (Ação Direta de Inconstitucionalidade), que tem por finalidade declarar que uma lei contraria a Constituição Federal.
Em debate há quase quatro anos, a doação de sangue por homens homossexuais retornou à pauta da Corte no mês passado, mas não foi concluída mais uma vez. A Ação propõe uma mudança nas atuais regras, que restringem a doação.
Publicidade
Portarias do Ministério da Saúde e da Anvisa consideram homens que fazem sexo com homens inaptos a fornecer sangue pelo período de um ano após as relações sexuais.
De acordo com o deputado, "o veto se baseia na ideia de que há maior incidência de HIV entre esses grupos, reforçando o preconceito contra os homossexuais". Esta mesma tese impede que esse grupo doe plasma para pacientes infectados com a Covid-19, um dos tratamentos que pode dar esperança aos pacientes mais críticos do vírus.
Publicidade
O deputado rebate o argumento: "Há escassez nos bancos de sangue brasileiros, especialmente agora em período de pandemia. Orientação sexual não pode ser motivo para impedir o cidadão de doar sangue", disse Miranda.
Para David, deveria merecer mais consideração e respeito o cidadão que exerce a tarefa altruísta de doar sangue. O deputado disse à coluna que "essa autorização para doação de sangue não pode passar da semana que vem para que se evite mais mortes de brasileiros". 
Publicidade
Cuidados com um setor estratégico
Artesãos ganham uma moral 
Deputado Waldeck CarneiroDivulgação
Publicidade
Fôlego na prestação de contas
Aspásia Camargo: Cadê você?
Publicidade
PICADINHO
TSE convoca eleitores a regularizarem situação de forma remota para poder votar nas eleições municipais de 2020. Prazo vai até dia 6 de maio.

Uerj oferece curso online gratuito, de 5 de maio a 7 de julho, sobre a crise da Covid-19 a partir da experiência das periferias.

Brasilcap lança título de capitalização Doadin para ajudar a manter AACD em atividade em tempos de coronavírus.