Rio - A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) decidiu, na noite desta quarta-feira, cancelar o rebaixamento da Acadêmicos do Grande Rio e do Império Serrano. As duas escolas ficaram em 14º e 13º na apuração do Carnaval e seriam rebaixadas à Série A. Com isso, as agremiações seguem no Carnaval 2019 do Grupo Especial. A decisão da plenária teve apenas dois votos contrários, Portela e Mangueira.
A informação foi publicada pelo site Sambarazzo, que entrevistou Jorge Castanheira, presidente da Liesa. À publicação, Castanheira disse ter atendido a um pedido do poder público. "Nós atendemos a um pedido do poder público. Tomamos essa decisão, mas que seja a última, de modificar o regulamento. Porque isso é muito desgastante para as escolas. Decidimos também que no ano que vem irão cair duas escolas. Para, em 2021, voltarmos ao formato de 12 escolas no Grupo Especial". O site publicou uma carta da Prefeitura do Rio, em que o prefeito Marcelo Crivella diz "não se opôr" à decisão da plenária.
No Acesso, serão 12 agremiações desfilando. Pelo segundo ano consecutivo, nenhuma escola será rebaixada. Em 2017, Paraíso do Tuiuti e Unidos da Tijuca foram beneficiadas pela mesma medida.
Comentários