Cecília é aposentada mas ainda trabalha e tem a vida cheia de atividades. Ela faz hidroginástica com a amiga Simone, na Academia Body Move Maíra Coelho/Agência O Dia
Por MARTHA IMENES
Publicado 24/03/2018 20:55 | Atualizado 26/03/2018 10:45

Rio - Muita gente com mais de 60 anos está longe de se sentir velho, ou buscar a aposentadoria para "descansar". Ao contrário: esse grupo é composto de consumidores ávidos, cheios de ideias e disposição. Alguns se classificam como "gerontolescentes" - por manterem espírito jovem semelhante ao da adolescência. E, na Terceira Idade -, eles começam a tirar do papel projetos engavetados e descobrem novos caminhos de como se vive e se percebe a velhice. E agora no Rio de Janeiro, com a mudança da classificação de idosos de 65 anos para 60 anos, essa realidade tende a mudar e incrementará ainda mais o mercado consumidor.

O médico especialista em envelhecimento, Alexandre Kalache, classificou como baby boomers a geração que nasceu no pós-Segunda Grande Guerra Mundial (1945-1964) e que rechaça o sentimento do que para muitos é "estar perto do fim".

O especialista diz que é nessa fase que se redescobre o prazer de viver. E de consumir: pesquisa da agência de marketing de fidelização ICLP, do Collinson Group, mostra que mais de dois terços do idosos disseram que aumentariam os gastos se confiassem mais em seus varejistas favoritos, enquanto 77% comprariam mais se os comerciantes entendessem melhor as necessidades e as exigências do grupo.

Enquanto os varejistas brasileiros estão focados para atrair e manter a fidelidade de gerações mais jovens, eles parecem ter esquecido dos clientes mais velhos, apesar deles estarem dispostos a gastar prontamente sua renda disponível. A solução é óbvia: investir nos baby boomers para vender mais.

'NADA DE FICAR PARADA'

Na Lapa, O DIA encontrou na academia Body Move, uma senhorinha que está longe de se sentir cansada, ou achar que tem que fazer tricô - coisas ultrapassadas que pairavam no imaginário das pessoas quando pensavam numa mulher com mais de 60 anos. Cecília Beatriz Silva da Silveira, 65, é aposentada, mas continua no mercado de trabalho.

"Sou professora de inglês autônoma, dou aulas particulares", conta a simpaticíssima Cecília Beatriz, que diz ter nome de princesa. E é mesmo! E no seu reino nada de ficar parada! "Faço hidroginástica, gosto de ler, de dançar, de namorar", enumera. Quando perguntada sobre o estado civil, ela dá um largo sorriso ao lado da amiga Simone Silveira Alfon, 53, e diz: "It's complicated" (É complicado, em inglês).

Maria Noêmia: 'Gosto de dançar' Maíra Coelho/Agência O Dia

Outra que nem pensa em parar é a manicure Maria Noêmia de Andrade, 73. "Me aposentei aos 60 anos, mas ficar em casa para que?", diz enquanto atende uma cliente no quiosque A 16 na Rua do Riachuelo. "Danço, bebo, gosto de comer, de sair. Só nunca fumei. Isso não faz bem à saúde", afirma com convicção.

Uma geração que tem controle total das finanças
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Os consumidores da geração baby boomer têm mostrado que eles têm o controle das finanças e do orçamento doméstico na ponta do lápis, especialmente quando se trata de compras parceladas. Pesquisa mensal da Telecheque, um serviço desenvolvido pela MultiCrédito, mostra leve recuo na inadimplência do cheque para aquisição de produtos em todas as gerações de idade.
A pesquisa foi feita com idosos, representantes da geração X - que inclui as pessoas nascidas a partir de meados dos anos 1960 até o final dos anos 1970 - e da geração Y, também chamada de Millennials, que são os nascidos após 1980 até meados de 1990.
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Em fevereiro, a taxa entre baby boomers ficou em 1,7%; entre a geração X, 2,5%, e Y, 4%, contrastando com os números do mesmo período do ano passado, quando os índices foram: idosos, 2%; geração X, 3%, e Y, 4,5%.
"Favorecido por melhores condições no cenário econômico, com queda da inflação e redução da taxa básica de juros, o consumo tem registrado uma movimentação positiva no começo de 2018, e os indicadores com redução de inadimplência mostram esse comportamento", avalia Walter Alfieri, da Multicrédito.
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