Tite, treinador da seleção brasileiraAFP
Por ESTADÃO CONTEÚDO
Publicado 14/05/2018 08:18 | Atualizado 14/05/2018 08:38

Rio - A seleção brasileira que tentará quebrar um jejum de 16 anos e trazer o hexa da Copa do Mundo será conhecida nesta segunda-feira, a partir das 14 horas, quando o técnico Tite anunciará a lista de 23 convocados para o Mundial da Rússia. Dezesseis jogadores já têm lugar garantido para a competição que começa no próximo mês, enquanto as outras sete vagas são disputadas por pelo menos 19 atletas.

Com base nas últimas convocações ou mesmo em declarações de Tite, restava definir um nome para o gol, um para a zaga, dois para as laterais, dois para o meio campo e um para o ataque. Além dos 23 que irão compor a lista principal, outros 12 jogadores terão seus nomes enviados à Fifa como suplentes. Eles poderão ser chamados em caso de corte por lesão. Tite não deve revelar quem serão os jogadores que ficarão à espera.

Dentre os 23, o setor mais imprevisível é a lateral. Das quatro vagas, apenas duas estão confirmadas, com Marcelo sendo soberano no lado esquerdo. Filipe Luís vinha sendo a primeira opção para a reserva, mas o jogador ficou quase 50 dias afastado dos gramados após sofrer uma fratura em março, e agora vê sua vaga ao alcance de Alex Sandro. O lateral da Juventus conta com grande admiração de Tite.

A principal dúvida, contudo, está no lado direito. Desde que o técnico assumiu, Daniel Alves - que foi cortado da Copa na sexta-feira passada devido a uma lesão no joelho direito - jamais teve a posição ameaçada. E, em quase dois anos à frente da seleção, o técnico nunca deixou claro quem seria seu substituto.

Fagner, que foi titular em três partidas, sendo dois amistosos, garantiu neste domingo a posição. O jogador do Corinthians se recupera de lesão muscular, mas foi liberado pelo médico da seleção, Rodrigo Lasmar, para ser convocado. Danilo é favorito para a outra vaga.

Lasmar esteve acompanhado neste domingo de Edu Gaspar, coordenador de seleções. E, junto ao médico do Corinthians, Joaquim Grava, e ao fisioterapeuta do clube e da Seleção, Caio Mello, foi constatada a boa evolução na recuperação da lesão.

"Após a realização dos exames, Rodrigo e Edu entraram em contato com o técnico Tite passando a mensagem de que Fagner reúne condições de plena recuperação até a Copa do Mundo", informou a CBF em nota.

No sábado, após também avaliar Neymar, Lasmar já havia constatado que o atacante está recuperado de sua cirurgia no quinto metatarso do pé direito. O astro do Paris Saint-Germain, assim, também deve chegar em plenas condições ao Mundial.

Há expectativa também sobre quem será o ungido para ser o "ritmista" que Tite tanto procura no meio-campo. Seis nomes já estão certos: Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Willian foram presenças constantes nas listas de Tite e irão à Copa. Outras duas vagas estão abertas. Giuliano e Fred são os favoritos para ocupá-las.

Nos demais setores, a briga é por um espaço entre os reservas. Alisson e Ederson estão garantidos no gol, faltando saber quem será o terceiro goleiro. Geromel é o mais cotado para ficar com a última vaga entre os zagueiros, e Douglas Costa deverá ser chamado para o ataque.

MENOS POMPA - O anúncio dos convocados acontecerá em uma cerimônia bem menos pomposa do que aquela vista há quatro anos, às vésperas da Copa do Mundo do Brasil. Na ocasião, Luiz Felipe Scolari anunciou os jogadores em uma casa de shows no Centro do Rio lotada com mais de 700 jornalistas.

Desta vez, a comissão técnica optou por maior sobriedade. O local escolhido foi o auditório da sede da CBF, como aconteceu em quase todas as outras convocações. Cerca de 350 profissionais de imprensa estão credenciados. Como o auditório não comporta todo mundo, foi improvisado um "puxadinho" do lado de fora. No local, haverá telões e uma área para entrevistas. 

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias