Rússia - O presidente russo, Vladimir Putin, conquistou neste domingo seu quarto mandato, ao vencer as eleições com 75% dos votos, segundo dados da Comissão Eleitoral Central, após a apuração de metade das urnas.
O candidato do Partido Comunista, Pavel Grudinin, ficou em segundo lugar, com 13,4% dos votos, à frente do nacionalista Vladimir Jirinovski (6,3%) e da jornalista vinculada à oposição liberal Ksénia Sobtchak (1,4%).
Putin disse a seus seguidores que sua vitória esmagadora nas eleições foi um sinal "da confiança e da esperança" do povo russo. "Vejo nisto a confiança e a esperança do nosso povo. Vamos trabalhar duro, de uma forma responsável e eficaz", disse o presidente reeleito perante uma multidão reunida na noite deste domingo na praça Manezh, perto do Kremlin. "Vejo nisto o reconhecimento do fato de que muitas coisas foram feitas em condições muito difíceis", acrescentou.
Durante seu terceiro mandato, a Rússia viveu uma profunda recessão econômica, devido à queda da cotação do petróleo, mas também às sanções pela anexação da província da Crimeia por Moscou e seu papel no conflito ucraniano.
"Vamos pensar no futuro da nossa grande pátria e de nossos filhos. Nós somos destinados ao sucesso!", assegurou o presidente russo, de 65 anos.
"É muito importante que preservemos esta unidade, esta unidade é necessária para avançarmos", acrescentou, enquanto os militantes gritavam "Rússia" e "Nós fizemos a escolha certa".
"Viemos aqui com sentimento de alegria. Hoje, nós escolhemos o futuro do nosso país", disse à AFP o militante Viatcheslav Varvarine, de 20 anos.
Comentários