MorcegoAFP
Por O Dia
Publicado 16/06/2020 20:08
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu um alerta para os municípios sobre a ocorrência de uma morte por raiva no Rio de Janeiro. Segundo a pasta, a vítima é um adolescente de 14 anos, residente em Angra dos Reis, na Costa Verde, e foi mordido por um morcego no final de janeiro e morreu no fim de março. Foi o primeiro óbito pela doença no estado desde 2006.
Segundo a pasta, o adolescente não compareceu à unidade de saúde para tomar as doses da antirrábica. No dia 22 de fevereiro, a vítima começou a apresentar sintomas, sendo internada no dia 7 de março. Cinco dias depois, o adolescente foi transferido para a UTI do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), já com suspeita de raiva humana.
Publicidade
A confirmação do diagnóstico foi feita no dia 20 de março, por meio do exame. O adolescente veio óbito no dia 30 do mesmo mês.

A SES informou que, após a confirmação do caso, foi encaminhado informe aos municípios alertando sobre os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), para evitar casos de raiva no estado. Em uma reunião realizada no dia 10 de junho, com representantes das 92 secretarias municipais do estado foi feito um alerta sobre os protocolos de segurança e a necessidade de manter as equipes de vigilância locais capacitadas. A
A pasta ainda destacou que há indicativo no MS e que haverá envio de vacina antirrábica animal para realização da campanha até novembro.