Rio - O CCBR Brasil (Centro de Pesquisas Clínicas) acaba de lançar uma campanha para realização de exames gratuitos de maior complexidade para doentes de diabetes. Até o dia 11 de abril, qualquer pessoa poderá fazer o exame de sangue de hemoglobina glicada e de urina microalbuminúria.
O primeiro mostra a variação da glicose nos três meses precedentes ao exame e o segundo detecta os efeitos da diabetes na função renal. Ambos são essenciais no controle da doença. O CCBR já realiza como rotina e gratuitamente exames de glicose para diagnosticar a doença em quem desconfia que pode ter o problema.
“A diabetes tipo 2 é uma doença que não tem cura, mas deve ser tratada. Caso o paciente não faça o tratamento, após alguns anos a doença pode levar à cegueira, à insuficiência renal e a problemas coronarianos. A diabetes tem que ser parada antes que ela faça um dano maior ao paciente”, explica Luiz Russo, endocrinologista e Diretor do CCBR.
No Brasil, 14 milhões de pessoas sofrem com o problema. Cegueira, infarto do miocárdio e problemas cardíacos, amputações e insuficiência renal com evolução para diálise, são algumas das complicações causadas pelo diabetes. Por se tratar de uma doença silenciosa, acredita-se que metade dos portadores nunca tenha feito exame de glicose e não sabem que possuem o diabetes.
Para realizar o exame, basta ligar para 2527-7979 ou ir direto na sede do CCBR. O endereço é Rua Mena Barreto, 33, Botafogo. O funcionamento é de 8h às 17h.