Titi Brasil acredita que os caixas 24h em funcionamento não são suficientes para atender moradores e turistasFoto: Vanessa Valle
Publicado 30/11/2021 15:08 | Atualizado 03/12/2021 15:10
Angra dos Reis – Há alguns anos moradores e turistas que visitam a cidade do litoral Sul do estado têm dificuldade para sacar dinheiro em caixas eletrônicos 24h. Os empreendimentos que podem abrigar esses equipamentos, como shopping e lojas particulares, alegam falta de segurança para receber esse tipo de serviço adicional. Assim, a dificuldade que moradores têm durante todo o ano tende a aumentar com a chegada da alta temporada, quando a população da cidade chega a duplicar.

Para tentar amenizar os problemas que podem decorrer da falta dos caixas, a vereadora Cristiane Brasil, a Titi (MDB), apresentou requerimentos à Câmara Municipal de Angra dos Reis, solicitando a implantação de caixas 24h em cinco regiões que concentram grande movimentação de pessoas, que são o Centro da cidade, o bairro Japuíba, segundo em número de moradores, Jacuecanga, onde está instalado o estaleiro Brasfels, Parque Mambucaba, bairro próximo à Central Nuclear, e a Vila do Abraão, principal porta de entrada de turistas que vão conhecer a Ilha Grande.

- Com a queda dos casos de Covid no Brasil a gente acredita que o turismo interno vai ter um grande apelo e nossa cidade vai receber um grande número de visitantes. Se não houver a instalação de novos caixas 24h nesses locais, pode haver um colapso -, disse Titi.

Segundo a vereadora, no bairro Parque Mambucaba, divisa de Angra dos Reis com Paraty, existe somente um caixa, localizado dentro de um estabelecimento particular. Neste lugar, a fila de pessoas que necessitam utilizar o serviço chega a dar volta no quarteirão diariamente.

- Entendemos o medo da violência, mas lembramos que os índices de criminalidade estão caindo em Angra. Nossos moradores, assim como os turistas, precisam receber um bom serviço e não passar horas em filas ou desmarcando compromissos para conseguir sacar seu dinheiro -, frisou a parlamentar.

A assessoria da vereadoraTiti Brasil informou que foi feito um pedido à Tecban (Tecnologia Bancária SA), para obter informações sobre a implantação dos caixas eletrônicos, mas até o momento não houve resposta.
O último ataque à caixas eletrônicos registrado na cidade aconteceu em março de 2019, quando uma agência bancária do bairro Japuíba teve seus equipamentos explodidos pela madrugada.
Após a publicação da matéria, a TecBan, gestora do Banco24Horas, entrou em contato com a reportagem de O Dia para informar que “o Banco24Horas esclarece que a instalação dos caixas eletrônicos depende de um acordo comercial com um estabelecimento da região. A empresa reforça seu interesse em atender o município e seu compromisso em promover o acesso aos serviços financeiros. O Banco24Horas pontua que a presença de seus caixas gera diversos benefícios também aos lojistas, como aumento na circulação de clientes e possibilidade de consumo no próprio local, redução de custos com transporte de dinheiro e maior movimentação da economia local. A empresa está disponível para negociar com os comércios locais a ativação de um terminal que atenda a cidade e sua população”.

Ainda de acordo com a TecBan, atualmente 5 caixas eletrônicos do Banco24Horas estão funcionando em Angra dos Reis, sendo que o último foi instalado no dia 19 de novembro na entrada de um hipermercado no bairro Japuiba. Além deste, existe um caixa no terminal rodoviário Vereador Nilton Barbosa, no bairro Balneário, local de chegada dos ônibus interestaduais, dois em uma papelaria no bairro Parque Mambucaba, divisa com Paraty e um caixa em um mercado no bairro Cantagalo, divisa com o município de Mangaratiba.
Leia mais