Obras de indígenas vandalizadas em exposição

Por SELECT ART

No dia 16/7, foram depredados durante a madrugada trabalhos de artistas indígenas expostos na mostra M’Bai, no Centro Cultural Mestre Assis em Embu das Artes. Não havia sinais de arrombamento nas portas do espaço e o alarme estava desativado. Motivações racistas estão entre as hipóteses para o ocorrido e ainda não se sabe quem foram os responsáveis pelo caso. 

A exposição, com curadoria de Margarith Foga, tinha como tema o ano Internacional das Línguas Indígenas e buscava resgatar as origens de Embu das Artes por meio da reunião de artistas indígenas e não indígenas. Os artistas decidiram manter as obras danificadas expostas, como forma de protesto, mas a administração municipal retirou os trabalhos da mostra. O artista Thiago de Carvalho compartilhou um post denunciando o ato de vandalismo e reclamando o direito pela sua obra que ficou retida pela instituição.

Obras depredadas na exposição M’Bai em Embu das Artes (Foto: Reprodução)

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários