Por SELECT ART

SÃO PAULO
Jamais Me Olharás Lá De Onde Te Vejo
Exposição coletiva, 7/8 a 27/9, Instituto Tomie Ohtake, Av. Faria Lima 201 | institutotomieohtake.org.br
A oitava edição do programa Arte Atual, realizado pelo Instituto Tomie Ohtake por meio de seu Núcleo de Pesquisa e Curadoria da instituição, conta com a participação dos artistas Éder Oliveira, Regina Parra e Virgínia de Medeiros. O título da exposição é apropriado de uma frase do psicanalista Jacques Lacan e revela o interesse da mostra em discutir questões como identidade e as implicações (éticas, psíquicas, sociais) de se produzir retratos. 

Expediente (2018) vídeo de No Martins (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Campo Minado
Individual de No Martins, 3/8 a 14/9, Baró Galeria, Rua da Consolação, 3417 | barogaleria.com
Com curadoria do antropólogo Hélio Menezes, a mostra reúne pinturas, vídeos e objetos que levantam questões como mobilidade e racismo. O corpo negro é representado em pinturas de fundos vazios onde aparecem também signos publicitários e ícones de elementos urbanos, como um cone ou uma faixa de demarcação, se valendo do preto como retórica pictórica e social. 

Tábula Rasa (2017-2019) obra de Edith Derdyk (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Protolivro
Individual de Edith Derdyk, 3/8 a 13/10, Casa do Parque, Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 | acasadoparque.com
A mostra parte da premissa ficcional de criar um livro anterior aos livros, sejam manuais ou impressos. Com texto do artista Fabio Morais, a exposição convida o público a uma experiência imersiva divida em dois núcleos, uma Sala Escura, com livros usados, índices do tempo etc, e uma Sala Clara, composta de páginas em branco. 

Erosões (2019) pintura de Gisele Camargo (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Erosões
Individual de Gisele Camargo, 3/8 a 21/9, Central Galeria, Rua Bento Freitas, 306 | centralgaleria.com
A nova série de pinturas da artista carioca têm como referência a paisagem do cerrado mineiro, rs afro-brasileiras através de 64 obras que retratam semelhanças e diferenças entre a Bahia, a Nigéria e o Benin. 

EAV Parque Lage (Foto: Reprodução)

RIO DE JANEIRO
Portas Abertas
Aulas livres, 5 a 10/8, EAV Parque Lage, R. Jardim Botânico, 414 | eavparquelage.rj.gov.br
Por cerca de uma semana a escola promoverá cursos livres de pintura, desenho, processos criativos entre outros gratuitamente. Entre os professores que participam do projeto estão Bruno Miguel, Luiz Ernesto, Sonia Salcedo, Mariana Manhães, Fernando Cocchiarale, Brigida Baltar, Clarissa Diniz, entre outros. Inscrições por ordem de chegada. As atividades são sujeitas a lotação.

Todos Buscam Todos Querem (s/d) obra Roberto Magalhães (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Paralelos
Exposição de Carlos Vergara e Roberto Magalhães, 6/8 a 25/9, Mul.ti.plo, Rua Dias Ferreira, 417 | multiploespacoarte.com.br
Os dois artistas desenvolveram sua produção a partir da nova figuração dos anos 1960 e desde então são interlocutores frequentes. A mostra, centrada na obra gráfica de ambos em uma reunião de cerca de 20 desenhos, apresenta intersecções e diferenças temáticas e formais entre eles. Além das obras prontas, um ateliê será montado no espaço expositivo, gerando uma espécie de jogo de produção no qual um interfere no processo do outro. 

Noroeste (2011) obra de Fabrício Lopes (Foto: Reprodução)

RIBEIRÃO PRETO
Fabricio Lopez : Corte Estranho, Impressão Abjeta
Individual, 3/8 a 5/10, IFF, Rua Maestro Ignácio Stabile, 200 | institutofigueiredoferraz.com.br
O artista tem na gravura a mídia central de sua produção, expandindo convenções a respeito dessa técnica ao expor as matrizes ao lado das impressões em relações espaciais quase instalativas. Sua exposição no Instituto Figueiredo Ferraz reúne uma série de trabalhos de grandes dimensões em que figuram animais, arquiteturas e seres amorfos.

 

Você pode gostar
Comentários