Por SELECT ART

SÃO PAULO
Somos Muit+s: Experimentos Sobre Coletividade
Exposição coletiva, 10/8 a 28/10, Pinacoteca de São Paulo, Praça da Luz, 2 | pinacoteca.org.br
A exposição Somos Muit+s: Experimentos Sobre Coletividade retoma a investigação do artista Joseph Beuys e traz um conjunto de suas obras em diálogo com trabalhos de Hélio Oiticica, Maurício Ianês, Mônica Nador e Jamac, Coletivo Legítima Defesa, Rirkrit Tiravanija, Tania Bruguera e Vivian Caccuri. Com curadoria de Amanda Arantes, Fernanda Pitta e Jochen Volz , a exposição reúne artistas cujas práticas artísticas são pensadas a partir do exercício coletivo. 

Sem Título (s/d) fotografia de Vincent Ciantar

SÃO PAULO
Vincent Ciantar
Individual, 8/8 a 6/9, Galeria Marcelo Guarnieri, Alameda Lorena, 1835 | galeriamarceloguarnieri.com.br
O fotógrafo Vincent Ciantar nasceu no Egito, tinha cidadania inglesa e se estabeleceu no Brasil na década de 1960. A expertise de seu trabalho comercial foi transposta para sua produção poética, na qual o apelo das imagens jornalísticas e publicitárias era desviado para cenas cotidianas de experiências ínfimas, como a passagem do tempo e as relações entre as pessoas. Essa é sua primeira exposição individual e a primeira vez que suas obras são expostas desde 1965. 

Sem Título (1970) desenho de Sérgio Sister (Foto: Erika Mayumi)

SÃO PAULO
Imagens De Uma Juventude Pop: Pinturas Políticas E Desenhos Da Cadeia
Individual de Sérgio Sister, 10/8 a 5/9, Galeria Nara Roesler, Av. Europa, 655 | nararoesler.art
Antes de sua produção de vertente construtiva, na qual planos de cores são aplicados sobre ripas de madeira ou caixas de feira, o artista Sérgio Sister teve um grande envolvimento político, tendo sido preso por 19 meses durante o regime militar. A mostra, com texto de Camila Bechelany, reúne desenhos produzidos nesse período, nos quais uma figuração pop, caricaturalnu-user__mobile">