Por SELECT ART

SÃO PAULO


O Que Não É Floresta É Prisão Política


Exposição coletiva, a partir de 15/9, Galeria Reocupa, Rua Álvaro de Carvalho, 427 | facebook.com/Galeria-reocupa
A exposição O Que Não É Floresta É Prisão Política tem dois pontos de partida: o pensamento de que a floresta é uma fonte de vida na qual todos os seres são dotados de alma e o livro Pequena Prisão, de Igor Mendes, que relata experiência no cárcere. O projeto busca estabelecer um espaço comum como crítica às diversas manifestações do biopoder na vida social. A curadoria é coletiva e conta com a participação de cerca de 50 artistas, entre os quais Cinthia Marcelle, Débora Bolsoni, Gustavo Torrezan, Nuno Ramos, Rodrigo Bueno, Renata Lucas, Traplev, entre outros,

Pândano (2019) de Daniel Moreira e Rita Castro Neves

SÃO PAULO
Órbitas
Exposição coletiva, até 11/10, Consulado de Portugal, Rua Canadá, 324 | consuladoportugalsp.org.br
Com curadoria de Isabella Lenzi, a mostra reúne os artistas portugueses Daniel Moreira e Rita Castro Neves e o brasileiro Guto Lacaz que apresentam obras inéditas especialmente pensadas para as condições arquitetônicas do consulado, como a piscina ou o jardim desenhado por Burle Marx nos anos 1940. 

Sem Título (2019) de Virgílio Neto (Foto: Diego Bressani)

SÃO PAULO
O Olho E A Terra
Exposição coletiva, 14/9 a 12/10, Espaço BREU, Rua Barra Funda, 444 | espacobreu.com
Gilson Rodrigues, Rafaela Foz e Virgílio Neto reúnem trabalhos em pintura, instalação e desenho, respectivamente, para discutir a construção da paisagem. De composições quase minimalistas com pó de carvão diretamente na parede, a imagens prolíficas que amalgamam diversos recursos gráficos e pictóricos, assim como referências de imagens acumuladas ao longo da história, a exposição também conta com uma pintura de parede que interrompe a continuidade do grande vão do espaço.

Frame de A Dance For Ren Hang (2018) de Lei Yuan Bin (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO e LAGUNA
Move Cine Arte
Festival de cinema, de 17/9 a 27/9, diversos lugares | movecinearte.com
O festival foca na divulgação de vídeos, filmes experimentais de arte e sobre arte, incluindo retratos de processos criativos, biografias de artistas ou obras de linguagens artísticas. Com curadoria de André Fratti Costa e Steve Bisson, foram selecionados 19 filmes de 14 países. O conjunto selecionado será exibido gratuitamente entre 17 e 24/9 na cidade de São Paulo, no MIS, Faap, Espaço Marieta, IAB e Instituto Italiano de Cultura, e depois passa dois dias em Laguna, Santa Catarina. 

Cerne (2019) de Camila Rocha (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Cerne
Individual de Camila Rocha, 14/9 a 12/10, Galeria Kogan Amaro, Alameda Franca, 1054 | galeriakoganamaro.com
Após residência na Amazônia, Camila Rocha apresenta uma série de pinturas, desenhos e objetos que evocam a floresta nas cores e formas representadas. Ora como resultado de desenhos de observação, ora como memória, essas obras ficam entre a documentação botânica e a ficção. 

Sobrecéu (2018) de Maria Laet (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Sobrecéu
Individual de Maria Laet, de 21/9 a 24/11 , Galeria do Lago – Museu da República, Rua do Catete, 153 | museudarepublica.museus.gov.br
Maria Laet produz fotogramas em chapas de alumínio para registrar os interstícios de luz que passam pela copa das árvores. As imagens resultantes evocam céus serenos e luminosos. “As chapas vêm emulsionadas de fábrica, por isso o azul. A chapa passa por um revelador e água, e o azul vai aos poucos indo embora, a chapa fica verde, depois um tipo de dourado. É um processo que pode acontecer em alguns dias ou levar anos”, diz a artista à seLect.

O Modo Azul (2017) de Waltércio Caldas no Museu do Açude (Foto: Reprodução)

RIO DE JANEIRO
Múltiplos
Lançamento, 15/9, diversos locais | multiploespacoarte.com.br
O Museu Castro Maya e a Mul.ti.plo Espaço Arte estabeleceram uma parceria na qual os artistas Angelo Venosa, Eduardo Coimbra, Iole de Freitas, Nuno Ramos e Waltércio Caldas, que têm obras permanentes no museu, produziram múltiplos que serão lançados em diversos locais. No dia 15/9 haverá o lançamento no Museu do Açude e no dia 18/9 as obras passarão a ser comercializadas na ArtRio. Para Mais informações, clique aqui

Panis Et Circenses (2019) do coletivo Opavivará (Foto: Divuglação)

RIO DE JANEIRO
Panis et Circenses
Exposição, 14/9 a 17/11, Casa Museu Eva Klabin, Av. Epitácio Pessoa 2480 | evaklabin.org.br
A 24ª edição do Projeto Respiração, no qual artistas são convidados a intervir no espaço da Casa Museu Eva Klabin e sua coleção de obras clássicas, conta com a participação do Opavivará. Para celebrar os quinze anos do Projeto, o coletivo apresenta obras já conhecidas e uma intervenção inédita na qual uma bolha inflável na sala de jantar pode ser utilizada pelo público para comer e beber. 

A Noite Na Estrada (2019) de Cela Luz (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Deixa Ventar
Individual de Cela Luz, 17/9 a 23/10, Galeria Mercedes Viegas, Rua João Borges 86 | mercedesviegas.com.br
Cela Luz produz pinturas nas quais uma ideia vaga de paisagem é pretexto para a construção de imagens luminosas, que relacionam gestos, cor e matéria para evocar serenidade e alegria, movimento e estase. A exposição na Galeria Mercedes Viegas reúne trabalhos recentes, com texto de Polyana Quintella. 

Os participantes da Bolsa Pampulha 2018-2019 (Foto: Divulgação)

BELO HORIZONTE
7ª Bolsa Pampulha
Exposição coletiva, 14/9 a 17/11, Museu de Arte da Pampulha, Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16585 | bolsapampulha.art.br
Os artistas Alex Oliveira, Guerreiro do Divino Amor, David de Jesus do Nascimento , Dayane Tropikaos, Gê Viana, Sallisa Rosa, Sara Lana, Simone Cortezão, Ventura Profana e Desali foram os selecionados para o programa de residência e formação Bolsa Pampulha em 2018. A exposição marca a finalização desse percurso com trabalhos em diversas linguagens que buscam levantar questões prementes no contexto atual. 

Você pode gostar
Comentários