Por lucas.cardoso

Rio - Para tornar a gama da picape Toro ainda mais competitiva, a Fiat passa a disponibilizá-la com o novo motor Tigershark 2.4 flex, importado do México. Sem turbo e injeção direta, o propulsor entrega potência de 174/186 cv e torque de 23,5/24,9 kgfm (gasolina/etanol). Exclusiva para a versão Freedom, o preço é de R$ 98.730.

Assim como o motor 2.0 disponível para o Jeep Compass, esse 2.4 Tigershark é operado na Toro somente pelo câmbio automático de nove velocidades, com tração dianteira. Segundo a Fiat, nessa transmissão, as seis primeiras marchas são voltadas ao desempenho, enquanto as três últimas focam o consumo de combustível. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,9 segundos e a velocidade máxima, atingida em sexta marcha, é de 200 km/h.

Veículo tem alternador pilotado para aproveitar a energia das desacelerações e o botão ‘Sport’%2C que alterna comportamento da unidade e câmbio para melhor desempenhoDivulgação

No programa de etiquetagem do Inmetro, a Toro 2.4 flex registra um consumo, com etanol no tanque, de 5,9 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada. Com gasolina, os números são 8,6 e 10,8 km/l, respectivamente. Quanto às letras, tal configuração da picape obteve nota ‘A’ na sua categoria e ‘C’ na comparação geral.

Vale destacar nesse motor 2.4 Tigershark tecnologias como sistema liga/desliga em paradas breves, alternador pilotado para aproveitar a energia das desacelerações a fim de carregar a bateria, e o botão ‘Sport’, que alterna comportamento da unidade e câmbio para melhor desempenho. O sistema de partida a frio é feito agora por aquecimento do combustível na flauta, dispensando o nada funcional tanquinho. Na experiência de dirigir, o motorista agora dispõe de borboletas no volante para troca de marcha.

Interessante comparar que o preço da Toro 2.4 Freedom é igual ao da versão 2.0 turbodiesel com câmbio manual de seis marchas. E aí?

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