Por lucas.cardoso
Rio - Uma das questões levadas em conta na hora de comprar um carro é o valor de revenda que ele terá depois de um determinado tempo de uso. Para facilitar a vida do consumidor, a agência Autoinforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação, divulgou um ranking com os carros que menos sofreram depreciação no mercado neste ano.
A avaliação comparou preços de 132 modelos novos de 23 marcas, entre nacionais e importados. A comparação foi feita entre agosto deste ano e o mesmo mês de 2015. Os carros com menor diferença de custo um ano após sair da loja ganharam o Selo Maior Valor de Revenda, concedido pela Autoinforme.
O HR-V foi o modelo com menor percentual de quedaDivulgação

De acordo com o levantamento, o Honda HR-V foi o mais bem avaliado, perdendo apenas 4,5% de seu valor comercial depois de um ano rodando. Outros 16 modelos foram contemplados pelo selo, que analisa 17 categorias. Nesta edição, foram introduzidas na avaliação os segmentos hatch compacto, sedã compacto, SUV compacto e crossover.

De acordo com Joel Leite, fundador e diretor da Autoinforme, a depreciação de umveículo tem uma relação direta com vários fatores, incluindo seu tamanho, marca e rede de revendedores. “Depende ainda do cuidado que a fabricante tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, volume de venda e aceitação no mercado. Daí a importância do selo”, complementou Leite.

Em sua terceira edição, o Selo Maior Valor de Revenda consolidou os carros que sempre marcaram presença na lista como vencedores em alguma das categorias. São eles: Chevrolet Onix, Volkswagen Golf, Fiat 500, Honda Fit, Fiat Strada, Toyota Hilux, Hyundai HB20S e Toyota Corolla.

Publicidade
A pesquisa não levou em conta variações nos valores para evitar distorções. Por isso, fatores como a disponibilidade do produto e os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor não entraram no cálculo da base de preços de cada carro.
Veja alguns percentuais de depreciação:
Publicidade
Honda HR-v - 4,5%
Chevrolet Onix - 8,3%
Land Rover Discovery Sport - 9,3%
Fiat Strada - 10,5%
Volvo XC60 - 11%
Citröem C4 Lounge - 11,6%
Toyota Corolla - 11,7%