Por leandro.eiro

Rio - Hoje acontece mais uma edição do Detran Presente. Desta vez, o mutirão de serviços é dedicado aos taxistas. Mais de 150 funcionários do órgão estarão à disposição no posto de vistoria de São Cristóvão, das 9h às 16h, para resolver as demandas da categoria. Os agendamentos já estão abertos no site www.detran.rj.gov.br.

Detran Presente especial para taxistas traz chance para a categoria solucionar pendências com o órgãoDivulgação

Taxistas poderão solicitar emissão de primeira e segunda vias de carteira de identidade, renovação da Carteira de Habilitação, vistoria anual dos veículos, licenciamento anual sem vistoria, abertura de recursos contra multas e processo de suspensão. A lista dos serviços pode ser consultada no site.

O presidente do Detran, Vinicius Farah, comentou sobre a edição especial do mutirão. "O taxista é uma classe muito importante para o trânsito da cidade. Assim como toda a população, eles têm demandas que dificilmente conseguem resolver com o corre-corre do dia a dia. Por isso, o Detran estará à disposição durante um dia inteiro. Tenho certeza de que eles vão abraçar o projeto e teremos um mar amarelo de carros em nosso posto", destaca.

Um dos serviços mais procurados é o agendamento da vistoria anual de veículos. Alguns outros, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros, como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, precisam ser solicitados pelo site ou pelo telefone 0800-0204040. Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes.

Taxistas poderão realizar os exames médicos e psicológicos de forma gratuita no mutirãoDivulgação

Apesar do foco nos taxistas, esta edição do Detran Presente também terá serviços abertos para todos os moradores do Rio. O único serviço exclusivo para os profissionais da praça será a vistoria anual de veículos. Todos os demais também poderão ser feitos pelos moradores da região interessados.

Ainda listando os benefícios destinados aos taxistas, estes profissionais poderão realizar os exames médicos e psicológicos de forma gratuita no órgão.

Cadastro

No entanto, para isso terão que realizar todo o procedimento de cadastro té as 13h. Para ter o serviço gratuito, é necessário apresentar os seguintes documentos: identificação com foto, a taxa do Duda paga e o cartão de permissão do táxi.

Os exames médicos e psicológicos fazem parte dos atendimentos para CNH, como emissão da primeira carteira, renovação e mudança de categoria. Além da gratuidade nos exames médicos, os taxistas que realizarem todo o processo de habilitação até as 13h também poderão sair com a sua carteira de habilitação em mãos no mesmo dia.

Oficina para todos

Nas edições anteriores do Detran Presente, um dos serviços mais procurados pelos motoristas é o curso gratuito de mecânica 'Oficina para todos'. As aulas ensinam técnicas de como manter os veículos em bom estado, noções de funcionamento e mecânica dos veículos.

As inscrições estão abertas no site. Para participar, os candidatos não poderão estar com a CNH suspensa, cassada ou fora da validade. O curso terá duração de três horas. Ao todo, serão duas horas de aula teórica e uma hora prática. O curso será ministrado das 10h às 13h.

Curso

O Detran está com inscrições abertas para a o curso de motofretista, que será ministrado na Escola Pública de Trânsito, na Avenida Mem de Sá, 163, Lapa. As aulas serão realizadas durante sete dias consecutivos, de 28 de agosto a 5 de setembro, das 9h às 12h30.

O curso foi instituído pela Resolução Contran 410/2012 a fim de que motociclistas profissionais aprendam a dirigir com conhecimento e conscientização de segurança no trânsito.

Você pode gostar