Existem muitas opções de leilões online. No entanto, é recomendável que o interessado em um carro faça uma avaliação pessoalmente
 - Reprodução
Existem muitas opções de leilões online. No entanto, é recomendável que o interessado em um carro faça uma avaliação pessoalmente Reprodução
Por

Rio - Leilões online podem ser ótimas oportunidades para a aquisição de um veículo: preços abaixo do mercado, boa procedência e acessibilidade grande. A variedade de opções também é cada vez maior à medida que crescem as transações na internet de carros apreendidos ou recuperados. E o que é melhor: os interessados podem conseguir deságios que chegam, em alguns casos, a 50% do valor da tabela Fipe (lista com preços médios cobrados no mercado). Mas, para que a compra seja vantajosa para o interessado, alguns cuidados precisam ser tomados.

Há ofertas todos os dias. Os veículos podem ser visualizados e avaliados pela internet, como no site BRbid, um dos mais conhecidos. Lá, estão carros provenientes de apreensões, recuperados de financeiras ou seguradoras e, até mesmo, sucateados nos pátios dos Detrans de todo o país.

De acordo com o leiloeiro da Sold, Henri Zylberstajn, é fundamental que o comprador, antes de dar o lance inicial, leia todo o edital. No documento, estão todas as informações: datas de encerramento, visitação, retirada; valores de despesas administrativas; informações sobre débitos; e documentações.

Outra dica importante é checar o veículo pessoalmente. Apenas dessa forma o consumidor conseguirá confirmar o real estado do bem. Deve-se avaliar pintura, lataria, pneus, vidros, chassi e demais acessórios.

O especialista lembra também que outro fator que deve ser considerado antes da aquisição do veículo são os eventuais reparos que precisarem ser realizados. O ideal, segundo ele, é levar um mecânico de confiança no dia da visitação. Ele poderá detectar se realmente vale a pena comprar o carro ou se o custo para consertá-lo será muito grande.

Para o empresário Márcio Paraguassu, de 34 anos, por exemplo, o gasto com reparos não mudou a condição vantajosa de um negócio realizado em janeiro. "As únicas coisas que precisei fazer no carro foram comprar uma bateria e trocar dois pneus", conta.

O empresário relata ainda que desistiu de revender o automóvel arrematado, um Volkswagen Gol 2015, ao perceber o 'supreedente' custo-benefício da transação. A procedência do site em que o leilão está sendo realizado é outro fator fundamental. O interessado pode pesquisar a reputação da empresa vendedora e verificar o histórico das vendas. Vale lembrar ainda que cada leilão possui as suas regras específicas em relação aos débitos dos veículos.

Saiba quais são os tipos de leilões de automóveis
Publicidade
Há três principais tipos de leilão de carros praticados frequentemente no Brasil. Um deles é o leilão de recuperação financeira, que é organizado pelos bancos, situação em que todos os automóveis são recuperados pelo Detran, Polícia Federal e estatais devido à falta de pagamento.
Outros leilões possíveis são aqueles realizados por montadoras, quando as marcas vendem carros da sua própria frota. Esses veículos são utilizados normalmente em operações internas, como campanhas de marketing ou testes. Trata-se de um dos mais vantajosos modelos de leilão, visto que o estado dos carros disponibilizados tende a ser melhor.
Publicidade
Por fim, existem as operações de seguradoras. Essas, no entanto, não costumam ser uma boa opção. Nesses casos, os modelos disponibilizados nos lotes, normalmente, foram recuperados de furto e roubo ou até mesmo sofreram algum tipo de colisão e foram recuperados posteriormente. Há riscos de você pegar um carro que possa te dar problemas futuramente.
"Em todo tipo de negócio sempre haverá riscos, e na compra de um veículo leiloado não é diferente. Portanto, estas dicas são muito importantes para o consumidor realizar uma compra segura e não cair em nenhuma cilada ", conclui Henri.
Publicidade
Saiba mais...
1 - Cadastre-se

Para participar dos leilões online é necessário fazer um cadastro. A maioria dos sites, como o BRbid (www.brbid.com), Sold (www.sold.com.br) e Superbid (www.superbid.net), leva até dois dias úteis para avaliar os dados.

2 - Login: