Mesmo sendo comercializado apenas na versão GTI, o Golf se mantém valorizado entre os hot hatches - Divulgação
Mesmo sendo comercializado apenas na versão GTI, o Golf se mantém valorizado entre os hot hatchesDivulgação
Por O Dia

Rio - A Volkswagen apresentou o Golf repaginado para o mercado brasileiro. Com mudanças mecânicas, visuais e de equipamentos, o hatch premium será oferecido em três versões: Comfortline, Highline e a mais apimentada, a GTi. A marca também aproveitou o momento para atualizar a versão Variant do modelo. O Golf tem preços a partir de R$ 91.790 e, na versão perua, de R$ 102.990.

Discretas, as mudanças visuais incluem faróis, lanternas com novo conjunto ótico e para-choques redesenhados tanto na dianteira quanto na traseira. Além disso, as rodas de liga leve também foram atualizadas.

As mais importantes mudanças no hatch premium aconteceram na parte mecânica. Na linha 2018, a versão de entrada, Conforline, passou a contar com o mesmo propulsor do Polo, o 1.0 200 TSI, que rende 128 cv de potência e 20,7 kg de torque.

A versão Highline passa a se chamar 250 TSI. Como no motor de menor litragem, a nomenclatura é alusiva ao torque gerado pelo motor 1.4 (25 kg). Já a configuração GTI mais agressiva e única não disponível para o Variant recebeu ajustes mecânicos que garantiram 10 cv a mais. Agora, são 230 cv.

Embora não seja unanimidade, outra mudança é a adoção do câmbio automático de seis marchas para todas as versões. Ou seja: adeus, câmbio manual!

Itens de série

Para reduzir reclamações relacionadas ao elevado número de opcionais, a montadora incrementou a lista de equipamentos de série do Golf. Todos os modelos passam a ter luzes diurnas e lanternas de LEDs, central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas e câmera de ré.

O único diferencial será da versão GTI, que contará com sistema de navegação e painel 100% digital de entrada (opcional para a Highline). No visual interno, só muda a adoção de uma moldura de vidro para a central multimídia. No quesito segurança, todos os modelos possuem controles de tração, estabilidade, assistente de partida em rampa e sete airbags.

Apesar de já ser realidade no modelo europeu desde 2016, a atualização, mesmo antiga, deve garantir fôlego ao modelo. Além dos preços salgados, influenciou na queda de vendas do automóvel o lançamento do Novo Polo em média, de janeiro para cá, o Golf vendeu apenas 290 unidades por mês. O modelo hatch será produzido em São José dos Pinhais (PR). A opção Variant virá importada do México.

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