Cada faixa de idade da criança requer um tipo de assento diferente 
 - fotos Reprodução
Cada faixa de idade da criança requer um tipo de assento diferente fotos Reprodução
Por Lucas Cardoso

Rio - Faltando poucos dias para o início das férias escolares de julho, é hora de planejar e se organizar para viajar com as crianças. Os cuidados na estrada têm que ser redobrados. É necessário, por exemplo, programar paradas para que os pequenos não fiquem tão cansados. Ou pensar em assentos especiais para os casos em que um dos passageiros tiver menos de dez anos de idade. Assim, você evitará multas e, o que é mais importante, riscos de ferimentos em caso de colisões ou freadas bruscas.

"Crianças só podem ser transportadas no banco da frente com idades de dez anos paras cima e sempre com a utilização do cinto de segurança. Aquelas com idades inferiores só poderão ser transportadas no banco traseiro, com uso de dispositivos específicos para cada idade e cada peso", explica Gerson Burin, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI/MAPFE). Ainda segundo o especialista, o air bag do banco dianteiro infla a uma velocidade de aproximadamente 320 km/h, o que pode ferir crianças em caso de acionamento.

"Existem faixas de idade e de peso que devem ter o uso do dispositivo apropriado. As regras seguem recomendações da Resolução 277 do CONTRAN", explica Burin.

Crianças com até um ano de idade devem usar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado bebê conforto; de um até quatro, deverão utilizar sempre o dispositivo de retenção denominado cadeirinha; e com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete e meio, deverão sentar num assento de elevação. A infração, no caso de descumprimento da obrigação, é gravíssima. Se flagrado nessa situação, o motorista perde sete pontos, é obrigado a pagar R$ 293,47 e pode ter o veículo retido.

Para o especialista do CESVI, quando se viaja com criança, outra questão importante é pensar no tempo de viagem e se programar para fazer paradas. "Como as longas viagens são ainda mais desgastantes para os pequenos, defina, ao menos, um ponto de parada a cada 2 horas. Nessa pausa, aproveite para esticar as pernas, utilizar banheiros, hidratar os passageiros e fazer eventuais alimentações leves, se necessário", sugere Gerson.

Check-out

Além de pensar em regras de acomodação das crianças, o gerente da concessionária Auto Iguaçu, Ruan Carrati, lembra que é necessário dar sempre uma geral no carro antes de pegar a estrada. Isso tornará a viagem mais segura. "É importante sempre checar os níveis de água e óleo; o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão; o estado dos pneus; a parte elétrica (luzes de freios, piscas, lanterna, faróis e painel); e o nível do tanque de combustível, além dos documentos do carro e da habilitação", explica.

Atenção!!
Publicidade
REVISÃO
É importante checar o nível de água e óleo, o funcionamento dos freios e da suspensão. Além disso, verifique o estado dos pneus e da parte elétrica, que inclui faróis (alto e baixo), lanterna, piscas e painel. Tenha atenção também ao nível do tanque de combustível. Não se esqueça dos documentos do carro e da CNH.
Publicidade
CONSCIÊNCIA
Muitos acidentes acontecem por desrespeito aos limites de velocidade ou ultrapassagens perigosas. Portanto, é melhor ir mais devagar e chegar com segurança do que correr riscos.
Publicidade
SEGURANÇA
Mantenha sempre a distância de segurança entre o seu carro e o da frente. Isso vai evitar acidentes, freadas bruscas e te dar tempo de ter uma reação. Outra orientação importante é colocar o cinto e se certificar de que todos também estão usando.
Publicidade
SEM CELULAR
Não use o celular enquanto dirige. Proibida pelo Código Brasileiro de Trânsito, a prática é uma das principais causas de acidentes fatais no trânsito.
Publicidade
 
Você pode gostar
Comentários