Rio - O Ford Maverick, carro que foi o sonho de consumo dos jovens nos anos 1970, completou 45 anos de lançamento no Brasil. O cupê esportivo clássico teve uma vida curta no mercado nacional. Sua produção durou apenas seis anos, mas isso foi tempo suficiente para conquistar o status de carro admirado no país, especialmente por suas linhas agressivas.
Inspirado no design do Mustang, o Maverick foi lançado nos EUA, em 1969, para concorrer com os carros europeus e japoneses. Ele tinha tamanho e preço menor do que outros modelos da marca, e atingiu sucesso imediato. No primeiro ano de lançamento, foram vendidas 579 mil unidades.
Na época, a Ford buscava um veículo para completar sua linha no Brasil e ocupar o espaço entre o Corcel, de entrada, e o topo de linha Galaxie. No Brasil, ele foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de 1972. E chegou ao mercado no ano seguinte, produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo. O modelo tinha tração na traseira e motor na dianteira, diferente de outros esportivos da época.
Motorização
O Maverick era vendido, inicialmente, na configuração cupê, de duas portas, nas versões Super, Super Luxo e GT, com duas opções de motor: 3.0 de seis cilindros em linha, de 112 cv de potência, e V8 5.0, de 197 cv. Ambos podiam vir equipados com câmbio manual de quatro marchas, com alavanca no assoalho, ou automático de três marchas, com comando na coluna de direção.
A versão GT, com motor V8 e câmbio manual, tinha produção limitada e contribuiu para marcar a esportividade da linha. Ainda em 1972, o carro ganhou outra opção, o sedã de quatro portas.
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