Gramado - Pouco mais de seis meses após divulgar as primeiras imagens da versão aventureira Freestyle, a Ford apresenta toda a linha 2019 do Ka. O DIA acompanhou o lançamento dos modelos em Gramado, no Rio Grande do Sul. Com leve renovação no visual, nova motorização mais potente e opções de câmbio automático, o modelo chega para brigar por posições mais altas no ranking de vendas nacional. Atual terceiro colocado entre os mais vendidos do país, o hatch tem preços a partir de R$ 45.490 (S 1.0) e o sedã é comercializado a partir de R$ 49,490.
Renovada, a linha chega para brigar com outras montadoras. O hatch, por exemplo, irá competir com o Chevrolet Onix e com o Hyundai HB20. Já o sedã irá disputar espaço com modelos como Volkswagen Virtus, Fiat Argo e Toyota Etios. As principais mudanças estão nos para-choques dianteiros e traseiros, já antecipadas pela versão aventureira do modelo compacto. Os faróis e lanternas são os mesmos.
O interior de ambas as carrocerias recebeu um grande retoque. Refinamento e cuidado estão nos mínimos detalhes. A começar pela central multimídia Sync3 de 6,5 polegadas flutuante, instalada em posição que favorece a utilização a mesma usada no EcoSport. Além disso, agrada no modelo a presença de um nicho emborrachado que serve de bandeja para o smartphone. No mesmo espaço, também estão duas entradas USB para o carregamento. Nada de novo nas dimensões.
Um dos principais destaques do Ka 2019 está sob o capô. O motor 1.0 de três cilindros, que já equipava a linha anterior, continua rendendo os 85 cv de potência. Mas agora está associado a um novo câmbio manual de cinco marchas. Com uma dupla sincronização nas três primeiras marchas, a transmissão se tornou mais suave e minimiza os riscos de arranhar na hora da mudança.
NOVO MOTOR
Outra novidade importante é a adoção do motor 1.5 Ti-VCT de quatro cilindros e 136 cavalos, que despeja nas rodas dianteiras 15,8 quilos de torque. No lugar do ultrapassado 1.5 Sigma (110cv) de quatro cilindros, o propulsor também promete menor consumo de combustível. O câmbio automático de seis velocidades, também presente no EcoSport, é novidade na linha. A mudança é importante, já que não havia nenhuma opção diferente da manual na linha 2018.
A Ford parece empenhada em reverter o resultado negativo do Ka nos testes de colisão da Latin NCAP em 2017. Para isso, o modelo 2019 ganhou aços de alta resistência em partes da carroceria. Colunas do teto foram reforçadas e a suspensão recalibrada. Nas versões mais caras (Freestyle e Titanium), possuem seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração.
Test drive em Gramado
Em Gramado, a reportagem rodou com a versão automática topo de linha do sedã, a Titanium. Equipada com o novo motor 1.5, a configuração combina força e conforto. O trajeto pela Serra Gaúcha desafiou o motor em incontáveis subidas e descidas, com situações de ultrapassagens, reduções e retomadas de sobra. Mesmo assim, o propulsor trabalhou sem esforço. É claro que o trabalho do três cilindros foi facilitado pela transmissão automática bem ajustada de seis marchas.
Além do câmbio, o modelo também conta com direção elétrica progressiva. Isso, aliás, não é mérito da versão topo, pois já está instalada no modelo mais barato. Ponto para a Ford.
O baixo nível de ruído interno impressiona. Mesmo em trechos irregulares, os ajustes realizados pela montadora em relação à linha anterior deram resultado. Segundo a marca, o Ka é o mais silencioso entre os principais concorrentes.
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