Segundo a fabricante de brinquedos, foram necessárias mais de 13 mil horas para a montagem - Divulgação
Segundo a fabricante de brinquedos, foram necessárias mais de 13 mil horas para a montagemDivulgação
Por O Dia

Rio - O modelo é uma provocação para quem pensa que Lego é brincadeira de criança. A Bugatti e a mais tradicional fabricante de brinquedos de montar se uniram para criar um Chiron de Lego em escala real. Parte da linha Technic, o modelo tem um milhão de peças e levou 13 mil horas para ser montado. Equipado com motores, ele pode atingir a velocidade máxima de 20 km/h.

Diferente do Bugatti Chiron original, que conta com um motor de 1.500 cavalos e chega à velocidade de 420 km/h, a réplica feita de brinquedo utiliza 2.304 motores 'Lego Power Function'. Juntos, produzem uma potência total de 5,3 cavalos e 9,4 quilos de torque. Apesar da baixa cavalagem, o torque é similar ao encontrado em muitos dos modelos produzidos no Brasil.

Apesar de ser feito de peças de Lego, ou seja, de plástico, o modelo tem muitas partes funcionais. Painel de instrumentos digital, aerofólio retrátil, sistema de freios e de iluminação (faróis e lanternas), volante destacável e pedal de freio podem ser usados pelo condutor.

"Queríamos ultrapassar os limites da nossa própria imaginação ao produzir um carro em tamanho natural com peças de Lego. Ele é um exemplo fascinante do sistema de construção da Lego Technic", diz Lena Dixen, vice-presidente sênior de produtos e marketing do LEGO Group.

O piloto de testes da Bugatti, Andy Wallace, ficou impressionado com o nível de detalhes do carro. Ele avaliou o veículo nas estradas de Ehra Lessien, na Alemanha. "A cerca de 20 metros de distância, não conseguimos perceber que o carro é feito de Lego. Quando cheguei perto, fiquei muito impressionado. Fico pensando no tempo e no esforço empregados na produção deste modelo", comentou o piloto.

O 'brinquedo' de gente grande não teve seu valor revelado pela marca. Uma versão bem menor do Chiron da linha Technic, em escala de 1:8, é vendida pela LEGO por US$ 349, o equivalente a cerca de R$ 1.100.

Você pode gostar