Jeep Renegade 2019 - divulgação
Jeep Renegade 2019divulgação
Por Lucas Cardoso

Rio - A Jeep apresentou na última semana, em evento na Praia do Forte (BA), a nova linha do Renegade. Lançado no Brasil há menos de quatro anos, o SUV recebe sua primeira reestilização e fica mais barato. Entre os destaques da linha 2019 estão a iluminação em LED, a tela multimídia com 8,4 polegadas (maior do segmento), e as novas opções de rodas. Entre elas, uma exclusiva da versão Limited de 19 polegadas. Os preços partem de R$ 69 mil.

O quinto colocado entre os SUVs mais vendidos do país, com mais de 33 mil unidades emplacadas, passou por pequenos ajustes visuais. A nova dianteira teve a grade redesenhada. O desenho parece ter bebido da fonte do irmão mais tradicional do SUV, o Wrangler. Agora, o capô se sobrepõe à parte superior dos faróis, o que deixa o modelo com cara de mau.

Jeep Renegade 2019 - fotos divulgação

Na traseira, a única mudança é a instalação de uma abertura mais prática para o porta-malas, posicionada abaixo da área da placa. Com a adoção de estepe de uso temporário como padrão, o compartimento cresceu 47 litros, passando de 273 para 320 litros. Só a versão TrailHawk segue com estepe tradicional, sem espaço extra.

Outra mudança importante nas versões Limited e Trailhawk foi o conjunto de iluminação em LED nos faróis principais, neblina e luzes diurnas (DRL). Segundo a Jeep, a mudança não é só estética e representa melhora de 50% na iluminação em relação às lampadas halogenas da linha 2018.

Já que um SUV que se preze deve superar obstáculos, boas medidas são essenciais. Nesse quesito, o Renegade renovado também melhorou. Graças ao novo ângulo de entrada, que passa para 27 graus em todas as versões, podendo variar para mais por conta do tamanho das rodas. A mudança foi possível graças à retirada de um spoiler que ficava posicionado abaixo do para-choque. E, segundo consumidores, quase sempre raspava no chão em rampas ou valetas mais acentuadas.

Multimídia de 8,4 polegadas é o maior da categoria - divulgação

Outro ponto para a fabricante americana vai para o console redesenhado, que já havia sido antecipado no modelo europeu. Na nova linha, a parte acima do câmbio, que pode ser manual de cinco, automático de seis ou nove, por exemplo, teve seus botões reconfigurado, abrindo espaço para mais um porta-objetos. Uma porta USB para quem senta no banco traseiro também é novidade.

QUALIDADE DE IMAGEM

A nova central multimídia de 8,4 polegadas, disponível a partir da versão longitude, compatível com sistemas Apple Car Play e Android Auto é um show à parte. Além de contar com boa qualidade de imagem e sensibilidade ao toque, o modelo é rápido e responde bem aos comandos. Vale destacar que o sistema, também, acomoda os controles do sistema de ar-condicionado digital.

Sob o capô, nada de novo. Ao contrário do que se esperava, o Renegade fabricado em Pernambuco não ganhou os motores turbo (1.0 e 1.3) já vendidos no mercado europeu. Por aqui, o 'jipinho' segue utilizando o 1.8 Flex e 2.0 a diesel, que rendem, respectivamente, 139 e 170 cavalos de potência. A transmissão pode ser dianteira ou 4x4.

Equipamentos

De série, todo Renegade 2019 vem equipado com controles de estabilidade (ESC) e de tração, suspensão independente nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico, computador de bordo digital, ar-condicionado de duas zonas, câmera de ré e rodas de liga leve 17 polegada. Destaque para a versão longitude, que conta com sete airbags.

Ao volante

Em um primeiro contato com o Renegade 2019, o DIA rodou cerca de 30 quilômetros na versão Limited, que recebeu a maior parte das novidades. Sem mudanças no conjunto mecânico, o modelo mantém o mesmo desempenho da linha anterior. Há boa resposta quando o quesito é torque inicial. Mas parece faltar fôlego em altas velocidades.

No trajeto, trechos com asfalto regular, ruas de paralelepípedos e estradinhas de terra com alguns obstáculos pelo caminho. Nessas condições, o jogo de suspensão nas quatro rodas respondeu bem, transmitindo pouco balanço. O isolamento acústico reduz o nível de ruído no interior do carro.

Preços e versões
Publicidade
1.8 Flex AT6 (exclusivo para PCD)
R$ 69.999
Publicidade
Sport 1.8 Flex MT5
R$ 78.490 (redução de R$ 7.000)
Publicidade
Sport 1.8 Flex AT6
R$ 83.990 (redução de R$ 8.000)
Publicidade
Longitude 1.8 Flex AT6
R$ 96.990 (valor igual)
Publicidade
Limited 1.8 Flex AT6
R$ 103.490
Publicidade
Longitude 2.0 Diesel AT9 4x4
R$ 125.490
Publicidade
Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4
R$ 136.390
Publicidade
Você pode gostar
Comentários