Modelo da VW tem quatro airbags (frontais e laterais), assistente de frenagem e de freio pós-colisão Lucas Cardoso
Por Lucas Cardoso
Publicado 11/10/2018 03:00 | Atualizado 11/10/2018 15:43

Rio - A Amarok chegou ao mercado nacional em 2011 causando grande rebuliço e expectativa entre os fãs do segmento das picapes. De lá para cá, ela teve um crescimento tímido de vendas. Mas isso vem melhorando desde o lançamento das versões com o motor V6. Capaz de gerar imponentes 225 cavalos de força, faz o utilitário acelerar como carro esportivo. Durante dez dias e pouco mais de 600 quilômetros, o DIA se aventurou pela cidade com o 4x4 de cabine dupla, que custa R$ 184 mil.

Desde a chegada da versão com motor mais potente, a Amarok ('lobo' na língua esquimó) vendeu 67% a mais nos sete primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Além da cavalagem, o propulsor chama a atenção pelos 56,1 quilos de torque disponíveis logo em baixos giros (entre 1.500 e 2.500).

O resultado dessa força é uma picape esperta ao menor contato no pedal acelerador. O ganho de aceleração é tão bruto que a Amarok nem parece ser uma picape e ter mais de duas toneladas. Para se ter uma ideia, o veículo atinge os 100 km/h em apenas oito segundos. O consumo durante a avaliação foi de 9,5 km/l.

Picape possui iluminação diurna em LED e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Farol de neblina tem função que segue o movimento do volante para iluminarLucas Cardoso

Mas atenção: a comparação é focada principalmente na força da Amarok. Ela continua sendo uma picape, o que configura algum balanço na cabine, principalmente em asfaltos irregulares. É necessário, também, que o motorista faça as curvas com mais cautela. Tudo isso dentro do esperado para um modelo do segmento dos utilitários médios.

Caçamba cheia

Durante a avaliação, a picape mais potente do país chegou a levar na caçamba o limite de carga útil, que é de 1.105 kg. E, ainda assim, se manteve forte. O trabalho do V6 quando se pisa é facilitado pelo câmbio automático de oito marchas e pela tração permanente 4×4 (4Motion). Mais do que isso: a transmissão permite reduções bruscas e garante retomadas com agilidade.

Modelo vem equipado com capota marítima Lucas Cardoso

Boa acústica

Outro ponto positivo da picape é o trabalho de isolamento acústico. Com os vidros fechados, é difícil de acreditar que o motorista está dirigindo um carro com motor tão potente, tamanho é o silêncio no interior da cabine. Difícil é colocar a 'grandalhona' na vaga. Com mais de 2 metros de largura (considerando os retrovisores abertos) e quase 5,5 metros de comprimento, a picape não cabe em qualquer espaço na cidade. Para amenizar a dimensão, a versão Highline conta com sensores de estacionamento (dianteiros e traseiros), além de câmera de ré. Os espelhos externos também possuem rebatimento elétrico, o que pode reduzir o aperto.

Voltante multifuncional tem funções essenciais para que o motorista consiga realizar atividades como fazer ligações, mudar de estação ou música, acompanhar a pressão dos pneus e, também, a temperatura do óleo.Lucas Cardoso

Grande por fora e por dentro também. A Amarok tem entre-eixos que garante conforto (3,09 metros) para todos, inclusive, quem senta na segunda fileira. A ergonomia e a sensação de encaixe ao volante é praticamente perfeita. Há regulagem de profundidade e altura do volante, banco elétrico, inclusive com ajuste lombar. Tudo para aproximar o motorista de todos os comandos, favorecendo, assim, a posição de guiar. Vale ressaltar que o banco do carona também possui ajuste elétrico. Contudo, não existe a configuração do apoio lombar. O revestimento dos assentos é de couro napa.

Para facilitar a vida na estrada e ampliar o conforto, o modelo conta ainda com ar-condicionado digital dual zone, direção hidráulica e central multimídia com navegador GPS integrado. Além disso, a picape conta com luz de posição diurna em LED automática e faróis de neblina que seguem o movimento do volante para melhorar a visibilidade.

Eletrônica apurada

Inteligente e segura, a picape possui controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de descida e partida em rampa. Quatro airbags (laterais e frontais), assistente de frenagem e de freio pós-colisão, que reduz o risco de o motorista vítima de acidente acelerar inconscientemente o veículo, completam a lista de recursos. Na segunda fileira, há encosto de cabeça, cinto de três pontos e ancoramento padrão ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro.

Concorrentes
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