O QQ da Cherry foi o modelo mais barato no ranking dos que mantiveram valorLucas Cardoso
Por Lucas Cardoso
Publicado 24/01/2019 03:00 | Atualizado 24/01/2019 15:08

Rio - O mercado de automóveis registrou mais um ano com sinais de retomada no Brasil. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de veículos novos cresceu 13,74% em 2018 na comparação com o ano anterior. Ao todo, foram emplacados no país mais de 2.5 milhões de carros zero. O resultado mostra que, aos poucos, os consumidores estão se sentindo mais confiantes para adquirir carros novos.

Para os consumidores, algumas questões devem ser consideradas na compra de um carro novo. Entre as principais estão: os valores do veículo, IPVA, seguro, consumo de combustível e a desvalorização que o bem sofrerá. Todas elas devem ser levados em conta. Isso porque tirar um carro da concessionária custa caro — e é um caminho sem volta.

VOLKS NO TOPO DO RANKING

De acordo com um levantamento da Kelley Blue Book (KBB Brasil), que levou em consideração veículos de todos os segmentos e faixas de preço, a Volkswagen foi a marca com os carros que menos perderam valor de mercado no último ano. Com destaque para as versões HighLine do hatch Polo e do sedã Virtus, que perderam, respectivamente, 1,47% e 3,27%. Além deles, também aparece na lista o Hatchback premium e o Golf GTI.

Novo Volkswagen Polo chega ao Brasil com preços a partir de R$ 50 mil fotos Divulgação

A Honda ficou na segunda colocação entre as marcas que mais vezes apareceram no top 10 dos carros menos desvalorizados de 2018, com destaque para os sedãs Civic e City, que tiveram índice de depreciação abaixo dos 4%.

Entre os modelos mais baratos e com menor desvalorização, o Cherry QQ foi o veículo com melhor custo-benefício. Segundo o balanço, na versão mais completa, o modelo que custava R$ 34 mil em 2018, perdeu apenas 3,3% do seu valor de mercado.

FATORES PRINCIPAIS

Segundo especialistas, alguns fatores influenciam na depreciação. Anúncios de novas gerações, mudanças de equipamentos em novas linhas e reparos obrigatórios, chamados de recalls, fazem o valor do carro cair. Por outro lado, modelos bem avaliados pela crítica e com bom resultado em testes segurança, podem ter uma desvalorização menor.

DESVALORIZAÇAOARTE O DIA

Os modelos que mais perderam valor de mercado
Publicidade
Na outra ponta, entre os modelos que mais perderam valor em 2018, aparecem com destaque duas marcas: Ford e Renault. Ambas registram três veículos na lista, e todos superam a casa dos 20% de perda de valor na revenda.
Segundo relatório da Kelley Blue Book Brasil (KBB), a picape média Ford Ranger XLS, com motor 2.2, foi o modelo com pior resultado (25,13%). Logo abaixo, na segunda colocação, a versão SE do Focus teve depreciação de 23,42%. O resultado ruim do hatchback da Ford se justifica pelo fim da produção do modelo no mercado nacional.
Publicidade
Em seguida, nas posições três e quatro do ranking, dois modelos da Renault: o Fluence na versão Privilege, com câmbio automático, e o Logan Dynamique 1.6. Eles tiverem redução de preço de 22,25% e 22,10%, respectivamente. Os outros modelos das duas marcas que figuram na lista são o Ford Ka SE 1.0 (6º) e o Renault Duster Dynamique 2.0 (7º).

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias