Chevrolet Onix começa o ano com mais uma vitória indiscutível no seu segmento - fotos divulgação
Chevrolet Onix começa o ano com mais uma vitória indiscutível no seu segmentofotos divulgação
Por Lucas Cardoso

Rio - O ano só começou, mas já dá sinais de que será positivo para o mercado automotivo. De acordo com levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacados mais de 190 mil carros em janeiro. O resultado é 8,67% maior em comparação ao mesmo período de 2018.

No mês passado, a Chevrolet foi a marca à frente do ranking das marcas que mais venderam, com 20,23%. E, como era de se esperar, o modelo da marca mais emplacado foi o Onix. De acordo com a pesquisa, 18.842 unidades do hatch foram para as ruas até a última quinta-feira. O resultado representa mais do que as vendas consolidadas pelos Ford Ka e Hyundai HB20 juntos, em segundo e terceiro lugar no levantamento, respectivamente. A fase da marca só mostra melhora, mesmo com os discursos recentes de diretores que alegaram prejuízos no mercado nacional.

No ranking das montadoras, a Volkswagen aparece em segundo lugar, com 14,71% do total de vendas. A marca alemã emplacou quatro modelos (Polo, Gol, Fox e Virtus) entre os 20 mais vendidos. O hatch médio Polo apareceu em quarto lugar entre os veículos. Lançado no final de 2017, o modelo teve um bom resultado no acumulado de 2018.

A Fiat figurou em terceiro entre as marcas, com 13,72%. Toyota, Renault e Ford ficaram praticamente empatadas nas colocações seguintes, com 8,6%, 8,57% e 8,52%, respectivamente. A quarta colocação da Toyota é importante para a marca, que não aparecia no posto desde agosto do ano passado. O avanço da Hilux e do Yaris contribuíram para o bom desempenho da montadora japonesa. A picape média obteve posto entre os 20 modelos mais vendidos do país, de acordo com o estudo. Já as versões hatch e sedã do Yaris acumularam pouco mais de 4 mil unidades.

Outro destaque entre os mai vendidos foi o Jeep Renegade. O SUV liderou a fila do seu segmento com quase 5 mil unidades emplacadas. Aliás, o modelo já tinha surpreendido em dezembro do ano passado. O Compass, irmão mais caro do modelo, fechou a dobradinha da marca entre os SUVs, com 4.183 unidades.

Chevrolet de saída?

Apesar do posto de líder no mercado automotivo do Brasil, a Chevrolet afirmou nas últimas duas semanas que vem tendo significativos prejuízos no país. Forçada pela matriz americana a voltar ao lucro ainda este ano, sob risco de suspensão de investimentos, a direção da montadora negocia com governos, fornecedores, revendedores e trabalhadores um plano para reduzir suas perdas.

As negociações da marca com o governo incluem benefícios fiscais, corte da margem de lucro dos fornecedores e dos revendedores e redução de salários dos trabalhadores. Outros pontos, como a redução da comissão de concessionários, já foram negociados. Segundo fontes do DIA, o percentual teria caído de 5% para 4%.  Segundo o presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga, se os "sacrifícios" continuarem o grupo poderá investir cerca de R$ 10 bilhões no País nos próximos cinco anos, segundo fontes do mercado. O investimento irá substituir o plano atual, onde a montadora investiu R$ 13 bilhões de 2014 até o fim deste ano.

Top 10 (ponto a ponto)

1º Chevrolet Onix 18.842

2º Ford Ka 8.023

3º Hyundai HB20 7.249

4º Chevrolet Prisma 6.924

5º Volkswagen Polo 5.433

6º Renault Kwid 5.336

7º Volkswagen Gol 4.966

8º Fiat Argo 4.920

9º Fiat Strada 4.790

10º Jeep Renegade 4.783

Você pode gostar
Comentários