O Chevrolet Bolt foi o primeiro elétrico anunciado no salão. Modelo pode rodar 300 quilômetros e motor forte capaz de gerar 200 cv - fotos Lucas Cardoso
O Chevrolet Bolt foi o primeiro elétrico anunciado no salão. Modelo pode rodar 300 quilômetros e motor forte capaz de gerar 200 cvfotos Lucas Cardoso
Por Lucas Cardoso
Rio - A Chevrolet divulgou a data de estreia do seu primeiro carro elétrico no Brasil, o Bolt EV. Principal atração da marca americana na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, o modelo chega por R$ 175 mil em versão única a partir de outubro.
De acordo com a montadora, a estratégia comercial, que inclui a data do início das entregas do produto aos consumidores, por exemplo, está em fase final de definição e será divulgada oportunamente. "O Bolt EV revolucionou o mundo por ser o primeiro carro 100% elétrico a combinar preço e autonomia semelhantes ao de um carro médio a combustão igualmente bem equipado. No Brasil, o Bolt EV simboliza para nós o início da era da eletrificação", destaca Hermann Mahnke, diretor de marketing da GM Mercosul.
Publicidade
Modelo tem visual parecido com o que é visto na linha atual da Chevrolet - Divulgação
O Bolt EV tem motor elétrico capaz de gerar potência igual a 203 cv e um alto torque de 36,7 kgfm, que estão completamente disponíveis já desde a saída. Para se ter uma ideia, segundo a Chevrolet, o zero a 100 km/h pode ser feito na casa dos 6,5 segundos — tempo é melhoor que o feito por modelos a combustão, como Golf GTI, que tem motor 2.0 Turbo de 230 cv, mas só alcança a marca em sete segundos. A autonomia das baterias também é outro ponto forte do modelo. São 383 quilômetros com uma carga completa (é a maior autonomia em sua faixa de preço).
Publicidade
A carga ainda pode ser ampliada com o freio regenerativo, que recarrega as baterias usando a energia gerada em situações de desaceleração e frenagem. Na tomada, pode ser feita de duas maneira: carregador semirrápido, uma hora garante 40 km de autonomia, e em carregadores rápidos, encontrados em eletropostos, em que bastam 30 minutos para transitar mais 145 km. Distância considerável, já que, segundo pesquisas, o brasileiro roda, em média, 40 km em seus deslocamentos diários.
Dentre as principais tecnologias está o sistema de câmeras de estacionamento com visão panorâmica e a central multimídia 10,2 poleadas, onde o motorista pode acompanhar o desempenho energético do veículo. Há ainda bancos de couro, volante multifuncional e outros diferenciais. O Bolt EV é um dos onze lançamentos da Chevrolet previstos para este ano.